Categorias: Paraíba

Semam e Cagepa atuam em conjunto para conter lançamento irregular de esgoto na Capital

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa vem intensificando as ações de fiscalização e prevenção contra o lançamento irregular de esgotos, com o objetivo de proteger o meio ambiente, os corpos hídricos e a Orla marítima da Capital. Ao mesmo tempo, a Pasta esclarece à população as competências de cada órgão envolvido na gestão do saneamento e da drenagem urbana.

Cabe à Prefeitura de João Pessoa, por meio da Semam e de outros órgãos municipais, a limpeza, manutenção e fiscalização das galerias de drenagem pluvial, que são estruturas destinadas exclusivamente a receber e conduzir águas da chuva. A Prefeitura também atua na fiscalização de eventuais ligações clandestinas de esgoto nas galerias pluviais, prática irregular que causa poluição ambiental e pode levar o esgoto diretamente para rios, manguezais e para o mar.

Já a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) é a responsável pela rede coletora de esgotos, que integra o sistema de saneamento básico. Essa rede é composta por tubulações subterrâneas e pelos chamados poços de visita (PV), que são aquelas tampas de ferro visíveis nas ruas. Os poços de visita permitem o acesso técnico à rede de esgotamento sanitário para inspeção, limpeza e manutenção.

Quando ocorre extravasamento em poços de visita, a responsabilidade pela correção do problema é da Cagepa. Em situações como essas, o esgoto pode acabar escorrendo para a superfície e, muitas vezes, alcançar as galerias pluviais, que não foram projetadas para receber esgoto. Esse desvio indevido faz com que a poluição siga o caminho das águas da chuva e, consequentemente, deságue no mar, impactando a balneabilidade das praias e o meio ambiente costeiro.

A fiscalização do lançamento irregular de esgotos envolve diferentes órgãos. A Semam atua no monitoramento ambiental, na fiscalização de danos ao meio ambiente e no combate às ligações clandestinas. Outros órgãos municipais dão suporte às ações, enquanto a Cagepa é responsável pela operação, manutenção e solução de problemas na rede de esgotamento sanitário.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a cooperação entre os órgãos e a conscientização da população são fundamentais para reduzir a poluição e garantir a qualidade ambiental da cidade. “Nós reforçamos ainda que a parceria com a população é muito importante, denunciando as infrações ambientais, como lançamentos irregulares de esgoto ou suspeita de ligações clandestinas, nos canais oficiais da Semam, contribuindo para uma cidade mais limpa, saudável e sustentável”, ressaltou Welison Silveira.

O telefone da Semam para denúncias é o chatbot Acácia, no 83-98214-7473, que funciona como WhatsApp. As informações devem trazer dados como endereço do local onde a infração está ocorrendo e horário. Fotos e vídeos com flagrantes podem ser enviados pois contribuem para a agilizar o processo de checagem das infrações.

PB Agora

Últimas notícias

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Defesa confirma que João Lima vai se apresentar à polícia em JP; áudios revelam que cantor alegava “esquecer” agressões

O cantor João Lima, neto de Pinto do Acordeon, pode se apresentar voluntariamente à polícia…

26 de janeiro de 2026

Troca de tiros com a PM deixa homem ferido e outro preso em João Pessoa

Nesse domingo (25), uma troca de tiros entre suspeitos e a Polícia Militar deixou um…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026