A Paraíba o tempo todo  |

Sedurb aciona Guarda Civil para intensificar fiscalização no Parque da Lagoa e evitar vandalismo

As equipes de manutenção e zeladoria da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) têm constatado ações frequentes de vandalismo no Parque Solon de Lucena. São equipamentos e brinquedos depredados, dias após os serviços de zeladoria, pichações, descarte incorreto de lixo na área da grama, entre outras práticas que ferem a Legislação Municipal de João Pessoa e dificultam a convivência dos frequentadores do espaço. A mais recente foi a retirada das portas dos banheiros públicos instalados no local.

“Tomamos conhecimento que as portas de alumínio dos banheiros foram roubadas. Mas não se trata de uma ação isolada, a gente percebe para além de ações como essa, que esperam chegar a noite para roubar equipamentos, a falta de zelo com o espaço público não só no Parque Solon de Lucena, mas também nas nossas praças. Na Eco Praça, no bairro do Bessa, recentemente tomamos conhecimento que no entorno do espaço, os moradores estavam levando os pets para passear, sem recolher as fezes. Existe o problema da criminalidade, dos vândalos, mas também existe a falta de bom senso”, destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro.

Para solucionar as ações recorrentes de vandalismo no Parque Solon de Lucena, a Sedurb acionou a Guarda Civil Municipal (GCM), para intensificar a fiscalização e tomar medidas mais enérgicas para combater a criminalidade no período da noite. “Estamos iniciando o processo licitatório para contratação de empresa de segurança, armada, para melhorar a proteção do patrimônio público”, explicou o secretário.

Manutenção permanente – Semanalmente as equipes de manutenção, zeladoria e paisagismo atuam no Parque, realizando serviços para preservar o espaço público. Recentemente as equipes constataram problemas na iluminação pública. A Secretaria de Infraestrutura já foi acionada pela pasta e deverá reestabelecer os pontos que apresentam problemas nos próximos dias.

Vandalismo

João Pessoa possui mais de 200 praças públicas e as ações de vândalos são constatadas em praticamente todos os bairros. Na Praça da Juventude, no Bairro das Indústrias, o roubo de portas e vasos sanitários de banheiros fizeram a Sedurb interditar a área durante meses. Agora o local passará por uma reforma e a Secretaria deverá disciplinar o uso do espaço. “É uma pena a gente precisar trancar banheiros públicos em certos horários, mas não dá para gastar recursos e permitir que criminosos roubem tão facilmente. Nossas equipes se desdobram para dar conta das manutenções periódicas, mas a gente pede que a população também tenha zelo com o patrimônio público”.

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe
      PUBLICIDADE
      ×