Categorias: Paraíba

Sedes vistoria casas de acolhimento às pessoas em situação de rua

PUBLICIDADE

 A Casa de Acolhimento de Adultos Feminina e Masculina, de Jaguaribe, foi visitada na manhã desta quinta-feira (31) por representantes da Secretaria de Desenvolvimento (Sedes) de João Pessoa. A vistoria faz parte do levantamento que está sendo feito pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) nas unidades que recebem pessoas em situação de risco na Capital.

A melhoria nas condições de funcionamento do Sistema de Acolhida e Atenção Integral a Pessoas Adultas, Crianças e Adolescentes é uma das metas prioritárias da PMJP. “Estamos fazendo um diagnóstico do trabalho, conhecendo suas instalações físicas, equipes técnicas, administrativa e as necessidades mais urgentes, para podermos desenvolver um plano de ação com o objetivo de melhorar o atendimento do nosso usuário”, informou a secretária da Sedes, Marta Moura.

Segundo ela, o grande desafio é compor as equipes técnicas qualificadas e adequar as estruturas físicas das unidades para o bom atendimento das demandas. “Estamos fazendo o diagnóstico para melhorar as estruturas, potencializar as ações e fortalecer as unidades que trabalham com o desenvolvimento da criança e do adolescente”, destacou.

Marta Moura explicou que o trabalho deverá ser compactuado com outras secretarias municipais, por meio de convênios e projetos.

Centro de formação – Na quarta-feira (30), pela manhã, também foi visitado o Centro de Formação Margarida Pereira da Silva, no bairro do Róger. O Centro desenvolve um trabalho ludo-pedagógico e artístico com as crianças e adolescentes acolhidas pela Prefeitura em situação de vulnerabilidade social e de rua.

Atualmente, o Centro Margarida, que é coordenado por Gleide Maria da Costa, está atendendo 119 crianças e adolescentes advindas das casas de acolhida, para cumprimento da jornada ampliada, uma complementação da jornada escolar. Lá, eles participam de oficinas de atividades lúdicas, pedagógicas, esporte, cultura e lazer.

Acolhida de adultos – A Casa Acolhida Adultos tem capacidade para 30 acolhimentos, oferecendo proteção, segurança e higienização para pessoas em situação de rua. Também busca sensibilizá-los e construir possibilidades para a geração de renda e reinserção social.

No momento, a casa está acolhendo 52 pessoas, uma população muito acima da capacidade inicial. “A proposta é ampliar e melhorar esse atendimento”, disse Marta Moura. A Casa Adulta funciona na rua capitão José Pessoa, 25, em Jaguaribe. Informações pelo telefone 3214 – 4131.

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa supera Rio de Janeiro em ocupação hoteleira para o Réveillon 2025/2026

A rede hoteleira de João Pessoa deverá registrar uma das maiores taxas de ocupação do…

30 de dezembro de 2025

Dputada diz que grupo Toscano permanece na oposição, sinaliza apoio a Cícero, mas frisa sobre Efraim: “Não quero fechar portas”

A deputada estadual Camila Toscano (PSDB) e a prefeita de Guarabira, Léa Toscano (União Brasil),…

30 de dezembro de 2025

Hugo Motta diz que Câmara não tem preconceito partidário e que projetos são avaliados pelo mérito e não pela autoria

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), reforçou nesta semana a postura de…

30 de dezembro de 2025

Oposição articula ofensiva e Cabo Gilberto reafirma que oposição seguirá protocolando pedidos de impeachment contra Moraes

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL) revelou detalhes da reunião…

30 de dezembro de 2025

Igreja em Mangabeira é alvo de nova tentativa de furto da fiação elétrica

A Paróquia Jesus Cristo Rei, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foi alvo…

30 de dezembro de 2025

VLTs operam em horário diferenciado no fim de ano em João Pessoa

Os VLTs de João Pessoa terão funcionamento em horário especial durante o período de Ano…

30 de dezembro de 2025