Categorias: Paraíba

Secretários do NE se reúnem com ministro para impulsionar turismo

PUBLICIDADE

Uma nova forma de divulgar o Nordeste. É assim que os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte pretendem, de forma unificada, promover o turismo na região aumentando a competitividade dos destinos nos mercados nacional e internacional, gerando emprego e renda para os estados e difundindo ainda mais o apelo histórico, cultural e natural dessas localidades.

Na manhã dessa terça-feira (27), os secretários de estado de Turismo, Ana Costa (RN), Rodrigo Novaes (PE), Rafael Brito (AL) e a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, apresentaram ao ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, o projeto que prevê a promoção conjunta com bases no acervo cultural e histórico de cada estado, conectividade com os principais destinos emissores domésticos e internacionais e a divulgação da grandiosidade de oferta de produtos e serviços turísticos com impactos reais na economia de cada região.

“Sabemos que cada estado é singular, mas compartilham a mesma essência turística: são destinos de sol e praia com forte tradição e apelo histórico-cultural. Além disso, a proximidade geográfica dos quatro estados possibilita que o turista, em uma única viagem, visite diversos destinos, incrementando a permanência média e gerando mais riquezas para a Região”, disse o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. A presidente da PBTur, Ruth Avelino, explicou que, inicialmente, serão divulgados os destinos de Sol e Mar, mas que roteiros com os destaques do Brejo, Curimataú e Sertão também serão contemplados.

Para a secretária de Turismo do Rio Grande do Norte, Ana Costa, a iniciativa de integrar os três estados vizinhos ao Rio Grande do Norte será fundamental para apresentar um produto novo no mercado. “Promover nosso estado em conjunto com a Paraíba, Pernambuco e Alagoas irá colaborar com a retomada do setor envolvendo vários atores importantes do turismo nacional e internacional”, disse.

O projeto que será desenvolvido e implementado pela BBG Brasil, já aponta – por meios de estudos com todos os envolvidos – a ênfase em alguns produtos segmentados como, por exemplo, Sol e Mar, Luxo, Ecoturismo e Turismo Rural, Arte, Cultura e Gastronomia. “Todo conceito será baseado nos diferenciais de cada região, como atrativos e locomoção – trechos rodoviários, por exemplo, para quem deseja seguir uma viagem pelos destinos de carro”, diz Vitor Bauab, da BBG Brasil.

Outro fato que deve ser levado em conta está ligado à divulgação das principais tendências de sustentabilidade e economicidade neste momento pós-pandemia. “Importantíssima a união dos estados nesse momento em que a pandemia dificultou e continua impactando o turismo. Acredito que dará um grande impulso ao Turismo da Paraíba! Estou muito confiante”, enfatiza Ruth Avelino, presidente da PBTur.

De acordo com o secretário de Turismo de Pernambuco, Rodrigo Novaes, os quatros estados propõem uma articulação inovadora que traz novas estratégias e um produto importante para o turismo no Brasil. “No momento em que o setor está sendo repensado por conta das leis e regulamentações pela pandemia, esta é uma ação de extrema importância e peculiar, tendo em vista que nunca houve no turismo algo que unisse a cultura, arte, gastronomia e belezas naturais desses quatro estados importantes para economia turística da região. Tenho certeza que esse projeto tem tudo pra dar certo”, afirmou Novaes.

O ministro Gilson Machado ainda acredita que ideias como essas são fundamentais para promover o turismo neste período pós pandemia. “Acredito que as características turísticas semelhantes e a estrutura de primeiro mundo – hoje são quatro aeroportos internacionais com expectativa para mais um em Maragogi [AL] – são fundamentais para a implementação e sucesso de um projeto de promoção como este”, ressalta. “Aliás, este projeto pode ser a referência para que outros estados possam desenvolver também ações e projetos de promoção e comercialização conjuntas”, finaliza.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Igreja em Mangabeira é alvo de nova tentativa de furto da fiação elétrica

A Paróquia Jesus Cristo Rei, localizada no bairro de Mangabeira, em João Pessoa, foi alvo…

30 de dezembro de 2025

Tenente-coronel da PM denuncia importunação sexual pelas redes sociais

A comandante da 6ª Companhia Independente da Polícia Militar, tenente-coronel Viviane Vieira, tornou público nesta…

30 de dezembro de 2025

Jovem é agredido com garrafa de vidro em bar no Bessa, em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), um jovem de 19 anos foi ferido no rosto após…

30 de dezembro de 2025

Oposição articula ofensiva e Cabo Gilberto reafirma que oposição seguirá protocolando pedidos de impeachment contra Moraes

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Cabo Gilberto (PL) revelou detalhes da reunião…

30 de dezembro de 2025

Réveillon: remoção de tendas da orla de JP tem que ser feita até às 8h do dia 1º

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), responsável pela fiscalização do uso do solo público na…

30 de dezembro de 2025

VLTs operam em horário diferenciado no fim de ano em João Pessoa

Os VLTs de João Pessoa terão funcionamento em horário especial durante o período de Ano…

30 de dezembro de 2025