A Paraíba o tempo todo  |

Secretário do Turismo e Desenvolvimento elabora cronograma de execução de projetos

Com o objetivo de realizar uma transição sem prejuízos para o desenvolvimento das ações de governo, a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico está elaborando um cronograma de execução dos projetos que devem ser concluídos ainda em 2009 e outros até o final de 2010. Foi o que informou, nesta sexta-feira (27), o recém empossado secretário da SETDE, Edivaldo da Nóbrega.

Uma das primeiras ações do novo Secretário foi reunir os funcionários da Secretaria e solicitar a colaboração de todos para continuarem desempenhando as suas funções, de forma eficiente e eficaz. Para tanto, solicitou aos gestores das gerências de turismo, indústria e comércio que elaborassem apresentação das ações que vinham sendo desenvolvidas, agendando os compromissos para cada setor de atividades, como forma de poder acompanhar de perto a execução dessas ações, para que não sofram solução de continuidade.

Edivaldo Nóbrega destacou que a elaboração do cronograma começou logo após o carnaval. Cada gerência tem informado as ações importantes que não devem ser paralisadas, pois de outra forma a sociedade pagará um preço muito alto. Estão, portanto, sendo estabelecidos prazos para que cada área possa realizar as atividades meio e fim, sendo escolhido um gestor para cada compromisso dessas gerências.

A preocupação do Governo Maranhão, segundo Edivaldo, é no sentido de que não haja prejuízos para a população, em face da transição de Governo. “Felizmente temos recebido a colaboração daqueles que gostam do Estado e de trabalhar” – frisou.

Turismo em foco
Durante a última reunião, realizada na tarde/noite desta sexta-feira, o Secretário ouviu relato das ações em andamento da gerente Fernanda Melo, da Gerência Operacional de Interiorização e Articulação Institucional do Turismo.

Ela destacou que em janeiro foi realizada visita técnica, destinada à implantação da rede de cooperação para implementação dos roteiros turísticos integrados, em parceria com o MTUR (Ministério do Turismo), IMB (Instituto dos Municípios Brasileiros), SEBRAE e Secretarias de Turismo Estaduais.

Na Paraíba, os municípios beneficiados pelo Roteiro Integrado Civilização do Açúcar são Areia, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Bananeiras, João Pessoa e Serraria. Também são beneficiados municípios de Pernambuco e Alagoas.

Para os meses de fevereiro e março estão previstos repasse de informações, acompanhamento e apoio logístico aos consultores de Mercado, Turismo e Produção Associada ao Turismo, Seminários de Sensibilização (04 de março – Paraíba) e Encontro de Líderes ( 17 de março – Maceió).

Em abril e maio, ocorrerão o acompanhamento e apoio logístico aos consultores de Mercado, Turismo e Produção Associada ao Turismo, Oficinas de Líderes e Preparação para o Salão de Turismo – Roteiros do Brasil 2009; Julho: Lançamento Nacional.

Regionalização
Na parte de regionalização o destaque é para os preparativos visando a participação do Estado no Salão de Turismo – Roteiros do Brasil 2009, de 01 a 05 de julho de 2009 – São Paulo. Para tanto, nos dias 11, 12 e 13 de março, haverá reunião preparatória em Brasília, com apresentação das regiões turísticas através dos roteiros turísticos, comercialização da produção associada ao turismo (agricultura familiar e artesanato), apresentações Culturais. Em abril, maio e junho: preparação para participação da Paraíba.

Metas
Entre as metas para 2009 está a implementação da Regionalização, através de Inventário em 18 municípios, com a implantação de Instâncias de Governanças, no Litoral, Agreste, Vale das Águas, Vale dos Dinossauros. Também, Planos Regionais de Desenvolvimento Turísticos: Brejo, e Cariri; Organização de Roteiros Turísticos: Brejo e Cariri; Campanhas de Fortalecimento dos Roteiros Turísticos: Caminhos do Frio – Rota Cultural (julho e agosto), Civilização do Açúcar, Amigo do Turista, Salão de Turismo – Paraíba pra viagem. Plano de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Patrimônio Natural, com três seminários: Litoral (João Pessoa): foco nos corais (picãozinho, Areia Vermelha e Seixas); Brejo/ Agreste (Araruna): foco na Pedra da Boca; Sertão (Sousa): Vale dos Dinossauros.
 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe