Com o objetivo de realizar uma transição sem prejuízos para o desenvolvimento das ações de governo, a Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico está elaborando um cronograma de execução dos projetos que devem ser concluídos ainda em 2009 e outros até o final de 2010. Foi o que informou, nesta sexta-feira (27), o recém empossado secretário da SETDE, Edivaldo da Nóbrega.

Uma das primeiras ações do novo Secretário foi reunir os funcionários da Secretaria e solicitar a colaboração de todos para continuarem desempenhando as suas funções, de forma eficiente e eficaz. Para tanto, solicitou aos gestores das gerências de turismo, indústria e comércio que elaborassem apresentação das ações que vinham sendo desenvolvidas, agendando os compromissos para cada setor de atividades, como forma de poder acompanhar de perto a execução dessas ações, para que não sofram solução de continuidade.

Edivaldo Nóbrega destacou que a elaboração do cronograma começou logo após o carnaval. Cada gerência tem informado as ações importantes que não devem ser paralisadas, pois de outra forma a sociedade pagará um preço muito alto. Estão, portanto, sendo estabelecidos prazos para que cada área possa realizar as atividades meio e fim, sendo escolhido um gestor para cada compromisso dessas gerências.

A preocupação do Governo Maranhão, segundo Edivaldo, é no sentido de que não haja prejuízos para a população, em face da transição de Governo. “Felizmente temos recebido a colaboração daqueles que gostam do Estado e de trabalhar” – frisou.

Turismo em foco
Durante a última reunião, realizada na tarde/noite desta sexta-feira, o Secretário ouviu relato das ações em andamento da gerente Fernanda Melo, da Gerência Operacional de Interiorização e Articulação Institucional do Turismo.

Ela destacou que em janeiro foi realizada visita técnica, destinada à implantação da rede de cooperação para implementação dos roteiros turísticos integrados, em parceria com o MTUR (Ministério do Turismo), IMB (Instituto dos Municípios Brasileiros), SEBRAE e Secretarias de Turismo Estaduais.

Na Paraíba, os municípios beneficiados pelo Roteiro Integrado Civilização do Açúcar são Areia, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Bananeiras, João Pessoa e Serraria. Também são beneficiados municípios de Pernambuco e Alagoas.

Para os meses de fevereiro e março estão previstos repasse de informações, acompanhamento e apoio logístico aos consultores de Mercado, Turismo e Produção Associada ao Turismo, Seminários de Sensibilização (04 de março – Paraíba) e Encontro de Líderes ( 17 de março – Maceió).

Em abril e maio, ocorrerão o acompanhamento e apoio logístico aos consultores de Mercado, Turismo e Produção Associada ao Turismo, Oficinas de Líderes e Preparação para o Salão de Turismo – Roteiros do Brasil 2009; Julho: Lançamento Nacional.

Regionalização
Na parte de regionalização o destaque é para os preparativos visando a participação do Estado no Salão de Turismo – Roteiros do Brasil 2009, de 01 a 05 de julho de 2009 – São Paulo. Para tanto, nos dias 11, 12 e 13 de março, haverá reunião preparatória em Brasília, com apresentação das regiões turísticas através dos roteiros turísticos, comercialização da produção associada ao turismo (agricultura familiar e artesanato), apresentações Culturais. Em abril, maio e junho: preparação para participação da Paraíba.

Metas
Entre as metas para 2009 está a implementação da Regionalização, através de Inventário em 18 municípios, com a implantação de Instâncias de Governanças, no Litoral, Agreste, Vale das Águas, Vale dos Dinossauros. Também, Planos Regionais de Desenvolvimento Turísticos: Brejo, e Cariri; Organização de Roteiros Turísticos: Brejo e Cariri; Campanhas de Fortalecimento dos Roteiros Turísticos: Caminhos do Frio – Rota Cultural (julho e agosto), Civilização do Açúcar, Amigo do Turista, Salão de Turismo – Paraíba pra viagem. Plano de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Patrimônio Natural, com três seminários: Litoral (João Pessoa): foco nos corais (picãozinho, Areia Vermelha e Seixas); Brejo/ Agreste (Araruna): foco na Pedra da Boca; Sertão (Sousa): Vale dos Dinossauros.
 

 

Assessoria

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

ALPB: apesar de problema cardíaco, licença de Ludgério está descartada

Está descartada uma licença de mais de 121 dias para tratamento de saúde, do deputado estadual Manoel Ludgério (PSD), após passar mal, na tarde de ontem, terça-feira (20), por conta…

Sogro é preso após aplicar punição severa a nora que falou palavrão, na PB

A polícia prendeu, no final da manhã desta quarta-feira (21), um evangélico, no bairro do Róger, em João Pessoa, após o homem obrigar a nora a ficar de joelhos, durante…