Categorias: Paraíba

Secretário destaca legado que Fórum da ONU deixará para o Estado

O Fórum de Governança da Internet (IGF-2015), realizado no Centro de Convenções de João Pessoa até esta sexta-feira (13), deixará um legado imensurável para o desenvolvimento sustentável da Paraíba nas áreas de educação, tecnologias da informação, turismo, saúde, infraestrutura, segurança, na governança do próprio estado e outros setores. A avaliação é do secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, João Azevedo, que participa do evento desde seu início na segunda-feira (9).

“Não há como mensurar agora, mas nós sabemos do reflexo que o IGF trará para a economia do Estado, principalmente na área do turismo, dos negócios que estão acontecendo aqui, com pessoas e empresas se encontrando, eventos que nós já estamos captando para o próximo ano, então tudo isto faz parte da importância que é a Paraíba sediar o IGF – 2015”, avalia João Azevedo.

O secretário destaca que o Governo do Estado implanta hoje uma rede de fibra óptica com mais de 300 km, que envolve o Centro de Convenções, o Porto de Cabedelo e todos os órgãos públicos, universidades e a interligação com Campina Grande. “Esse conjunto de fibra e com a conclusão da etapa que vai permitir interligar 55 cidades, deixará um legado muito importante para que a gente possa fazer a utilização das mais diversas formas, incluindo a redução de custos na máquina administrativa”, revela João Azevedo.

Agenda do governador – Durante o IGF-2015 o governador Ricardo Coutinho cumpre agenda diária no Centro de Convenções. Além de suas falas no “Dia 0” na segunda feira (9), e na abertura oficial nesta terça-feira (10), Ricardo tem tido encontros com diplomatas e empresários de multinacionais. Na pauta, conversações que visam futuros convênios, protocolos de intenções que tragam à Paraíba investimentos externos tanto empresariais como governamentais. “Houve uma solicitação de várias Embaixadas de encontro com o governador no sentido de apresentar a possibilidade de parcerias com o Estado da Paraíba e é isto que está sendo feito”, pontuou Azevedo.

Ricardo Coutinho já teve reunião com o embaixador do Brasil, Benedito Fonseca; embaixador da Alemanha, Dirk Brengelmann; embaixadora dos Estados Unidos, Liliana Ayalde; o presidente da Icann, Fadi Chehade, executivos da Motorola e na noite da terça-feira o governador reuniu os principais líderes do Fórum de Governança da Internet, oportunidade em que apresentou atrativos do Estado.

Universalização da Internet – João Azevedo comentou ainda sobre um dos principais temas do fórum realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que é a inclusão dos mais de 3 bilhões de pessoas no mundo ainda não conectadas à Internet. “Existe um documento básico elaborado pela ONU e que está sendo posto em discussão neste evento e coletando propostas de alteração por parte das grandes empresas como a Microsoft, a Facebook, de como se atingir essa meta de incluir esses mais de 3 bilhões no acesso à Internet”, pontuou.

De acordo com o secretário um evento como este tem, além do objetivo principal que é discutir a governança da Internet no mundo, despertar para toda a comunidade aquilo que todas as empresas e governos envolvidos têm como meta maior que é tornar a Internet um instrumento extremamente acessível para todo mundo. “a universalização é um sonho, é essa a busca que se tem”.

O secretário ressalta que nesse universo de habitantes do planeta ainda sem acesso à Internet, cerca de 1 bilhão não tem sequer infraestrutura; outros têm a infraestrutura mas não têm condições de pagar; e existem as pessoas que nem têm a estrutura nem como pagar, estão preocupadas muito mais com a própria sobrevivência, de maneira que é muito difícil a Internet chegar para todos. “Porém, é por isso que existem eventos como este para encontrar caminhos, cada empresa dentro de suas limitações e especificidades apresentando soluções e nós esperamos que nesta sexta-feira tenhamos um documento importante para subsidiar a ONU na sua tomada de decisão futura”, disse.

 

 

Secom-PB

Últimas notícias

Vereador de Santa Rita seguirá preso apesar de revogação de preventiva, entenda

O vereador Wagner Lucindo de Souza, de Santa Rita, permanecerá preso mesmo após a revogação…

13 de fevereiro de 2026

Ruy celebra criação da Universidade do Esporte e reforça histórico de apoio ao setor

A prática esportiva como ferramenta de mudança social segue entre as prioridades do deputado federal…

13 de fevereiro de 2026

Confira como fica o trânsito e o transporte no desfile do Bloco Cafuçu hoje na capital

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa definiu o plano especial de trânsito…

13 de fevereiro de 2026

Galo da Madrugada deve arrastar mais de 2 milhões de pessoas ao som de 30 trios elétricos

Galo da Madrugada deve arrastar mais de 2 milhões de pessoas ao som de 30…

13 de fevereiro de 2026

João Pessoa está entre os destinos nacionais mais procurados para o Carnaval de 2026

Levantamento da plataforma Decolar mostra que João Pessoa está na 13ª posição no ranking de…

13 de fevereiro de 2026

Cerveja pode virar vilã do bolso do folião com variação de quase 100% no preço, em CG

Com a chegada do Carnaval, o consumo de bebidas aumenta e o bolso do folião…

13 de fevereiro de 2026