Secretário de Educação da PB defende suspensão do novo Ensino Médio para retomada do debate

PUBLICIDADE

Apesar da polêmica e das divergências de opiniões da classe política em torno da suspensão, por 60 dias, do novo Ensino Médio, determinada pelo Ministério da Educação na gestão Lula III, na Paraíba o secretário de Educação do Governo do Estado, Antônio Roberto de Araújo, que também é professor, defendeu – durante entrevista nesta quinta-feira (13) – a medida e alertou para a importância da retomada do debate sobre o tema.

Para ele, acertadamente o governo federal chama o debate para si, não para revogar a medida, mas sim para retomar um debate que foi interrompido com a canetada do então presidente Michel Temer que, ignorando as discussões acerca da matéria, resolveu implementá-lo mesmo sem o aval das autoridades no assunto.

O secretário ainda explica que a suspensão não implicará prejuízo algum, nem para as escolas, nem para a aplicação do ENEM, já que todos os componentes curriculares seguem mantidos.

“A suspensão por 60 dias tem apenas o efeito de dizer assim: vamos abrir um debate por esse período. A escola começou a funcionar com um conjunto de matérias escolares que hoje a gente chama de componente curricular e ela não desistiu do componente nem da matéria, ela continua funcionando do mesmo jeito. Não há interrupção no processo, porque não estamos falando de revogação, é uma suspensão para avaliar”, ponderou.

Conforme o professor, o efeito prático dessa suspensão é que o governo busca a melhoria da educação. “O efeito prático é que o governo federal sinaliza que não vai ser alterada a avaliação do SAEB que terá no final do ano, ou seja, podemos fazer no mesmo modelo dos anos anteriores. Outro efeito prático no ENEM é que se comunica para a sociedade que o exame desse ano será no mesmo modelo da edição passada para não haver descontinuidade”, emendou.

Hoje, de acordo com o secretário, o único consenso que existe é que é necessário reformar o Ensino Médio, e apenas com debates é que essa reforma poderá ser efetuada, tendo em vista que o consenso sobre o tema, devido as divergências políticas no país, é praticamente impossíve.

“Fazer reforma no Ensino Médio e encontrar consenso é praticamente impossível no nosso país. O consenso que existe é que é necessário reformar o Ensino Médio, agora quando se vai para mesa do debate, até por visões distintas, se tem um debate que corre o risco de não acabar nunca. Então o debate vai avançando e o que o governo está dizendo e eu concordo totalmente – temos que debater porque é uma pauta que interessa a toda sociedade (…). O que não se pode fazer é como o governo Temer fez que numa canetada só emplacou uma reforma que estava sendo discutida de 2014 até 2016 – e em 2017, sem respeitar os debates que haviam ocorrido nos anos anteriores, disse a reforma tá feita sem levar em conta o debate que estava sendo feito. A discussão hoje com a volta do governo Lula é que se isso foi desrespeitado, é importante voltar ao debate e acho que acertadamente o governo Lula faz isso agora com o MEC. Se os estudantes e educadores estão querendo debater, vamos debater, não significa dizer que vamos revogar, mas é possível aperfeiçoar o que foi implementado”, concluiu.

 

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Caixa adia sorteio da Mega da Virada para amanhã; o valor subiu para R$ 1,09 bilhão

A Caixa informou que o sorteio da Mega da Virada 2025 foi adiado para esta…

31 de dezembro de 2025

PMCG anuncia pagamento da folha de dezembro para esta sexta-feira

A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…

31 de dezembro de 2025

Ruy faz balanço de investimentos e conquistas na assistência social e em defesa da causa animal

A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e…

31 de dezembro de 2025

Câmara Federal divulga edital de novo concurso com salários que podem chegar a R$ 30 mil

A Câmara dos Deputados divulgou o primeiro edital do seu novo concurso público. A notícia…

31 de dezembro de 2025

Ministro dos Transportes destaca investimentos na Paraíba e cita avanços nas obras da BR-230

O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou os investimentos do Governo Federal em infraestrutura na…

31 de dezembro de 2025

Cícero Lucena relembra desafios de 2025 durante mensagem de Ano Novo: “Pronto para mais uma missão”

O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), usou…

31 de dezembro de 2025