O secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) de Campina Grande, Dorgival Vilar, afirmou que falta de oxigênio, altas temperaturas e falta de oxigênio causou a morte de toneladas de peixes no Açude Velho.
“Em entrevista ao programa Hora H, da Rádio Pop FM de João Pessoa, Dorgival explicou que um processo conhecido como ‘eutrofização’ ocorreu no açude, causado pelo excesso de nutrientes na água, a exemplo de nitrogênio e fósforo, o que acelerou a proliferação de algas e de microorganismos.
“Altas temperaturas e à baixa quantidade de água provocam falta de oxigênio dentro do ecossistema aquático do Açude de Velho, causando mau cheiro nas águas, modificando a coloração da água e, principalmente, causando a mortandade desses peixes”, explicou.
Dorgival Vilar destacou orgão ambienteias de Campina Grande, além de outras secretarias, estiveram reunidos com a Prefeitura Municipal de Campina Grande com o objetivo de apontar soluções. O secretário acrescentou ainda que mais de 60 homens estão envolvidos na operação de limpeza do Açude Velho.
“Fazendo a retirada dos peixes mortos, fazendo um trabalho de limpeza desse açude e já o preparando para que a gente possa melhorar essa parte da oxigenação, através da instalação de alguns aeradores, que vamos implantar logo após a retirada desses peixes, para que a gente possa melhorar ainda mais a questão da oxigenação dessas águas”, garantiu Vilar.
PB Agora








