Secretaria Municipal de Saúde captura 948.371 ovos do mosquito Aedes aegypti em JP
Foram encontrados 948.371 ovos do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, do início deste ano até ontem. A captura foi feita graças à instalação de armadilhas montadas pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde em residências, prédios comerciais e locais abandonados nos bairros de Cruz das Armas, Oitizeiro, Rangel, Cristo, Jaguaribe, Valentina, Jardim Planalto, Boa Esperança, Centro, Tambiá, Róger, Manaíra, Tambaú, Cabo Branco, Altiplano, Ponta do Seixas e Penha.
As armadilhas, que são duas paletas colocadas em pontos estratégicos, foram colocadas na segunda semana deste ano. Segundo a gerente da Vigilância Ambiental e Zoonoses, Djanira Lucena, entre os critérios utilizados para colocação das armadilhas foi a quantidade de casos registrados em cada bairro, como Cruz das Armas, por exemplo. Já os bairros de Cabo Branco e Altiplano foram escolhidos, porque a secretaria precisa fazer a comparação entre bairros da zona sul e leste da capital.
Os ovos são recolhidos semanalmente. “A leitura é feita toda semana, em um trabalho constante de vigilância e atenção para evitar mais casos da doença na cidade, principalmente em locais que faltam saneamento básico”, explicou a gerente. No Centro e em Tambiá, as armadilhas foram necessárias devido ao alto número de prédios comerciais, “onde as pessoas não têm a mesma preocupação, porque não estão em suas casas”.
Só este ano, foram registrados 104 casos de dengue em João Pessoa. Cruz das Armas, Funcionários e Mangabeira foram os bairros com o maior número de casos. Porém, segundo Djanira, houve redução aproximada de 90% em relação à quantidade registrada no ano anterior.
Da redação
Aqui trabalhamos dentro de regras, com equilíbrio e respeito entre os Poderes. Essa foi, em…
A declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), nesta segunda-feira (23), de…
O governador em exercício da Paraíba, Lucas Ribeiro (PP), iniciou a semana com reuniões administrativas…
O debate sobre as eleições estaduais de 2026 já movimenta os bastidores da política paraibana.…
Um policial militar de Pernambuco foi preso nesse domingo (22) em João Pessoa durante uma…
Os advogados Felipe Cassimiro Melo de Oliveira, Fabian Calderaro de Jesus Franco e Victor Hugo…