A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu um alerta aos banhistas sobre o crescimento de acidentes envolvendo águas-vivas nas praias de João Pessoa durante o verão. O fenômeno é mais comum entre os meses de dezembro e março, período em que as águas ficam mais quentes e claras, favorecendo a aproximação desses animais marinhos.
Segundo dados da SMS, a UPA Oceania, localizada no Retão de Manaíra, registrou um aumento de 20% a 30% nos atendimentos por contato com águas-vivas nos últimos 30 dias. A expectativa é que o pico de ocorrências se estenda até abril.
De acordo com o médico Heitor Bandeira, responsável técnico da UPA Oceania, o primeiro cuidado após o contato é lavar o local com água do mar corrente, sem esfregar. Outra medida eficaz é a aplicação de ácido acético a 5% (vinagre).
O especialista explicou que pode ser necessária a remoção mecânica dos tentáculos e, em casos de lesões mais extensas, o tratamento segue protocolos semelhantes aos de queimaduras, com atendimento médico especializado.
O que não fazer:
O médico reforçou práticas que devem ser evitadas:
- Não usar urina sobre a lesão.
- Não lavar com água doce.
- Não esfregar a área atingida com mãos ou toalhas.
Essas ações podem espalhar o veneno e agravar os sintomas.
Em situações mais graves, a recomendação é procurar imediatamente uma UPA, onde as equipes estão preparadas para realizar o atendimento adequado e dar continuidade ao tratamento.
PB Agora








