Por pbagora.com.br
Foto: divulgação / SEAP

SEAP qualifica policiais penais e reeducandos para intensificar higienização profissional nas unidades prisionais

A Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), através da Gerência de Ressocialização, realiza, nesta sexta-feira (8), capacitação de higienização profissional com policiais penais e reeducandos para intensificar desinfecção nas unidades prisionais da Paraíba. Continuamente, novas ações estão sendo implementadas pela SEAP para combater a propagação do novo coronavírus entre a população carcerária.

A SEAP montou um planejamento técnico e específico de higienização para atender todas as unidades penais até o fim de maio.“A gente tem a pretensão de manter esse cronograma diário de ações, em várias unidades do Estado. Inclusive, estamos descentralizando essas ações em quatro setores: Alto Sertão, região de Campina Grande, Brejo e Grande João Pessoa, de modo que tenhamos uma ação integrada em todo o Estado”, explica o secretário de Administração Penitenciária Sérgio Fonseca.

Seguindo as orientações do Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), a SEAP está adquirindo mais equipamentos profissionais, como os atomizadores, para intensificar as desinfecções das unidades prisionais. “Inclusive, o DEPEN deu o exemplo da Paraíba, através de Circular, por termos intensificado nossas ações. A nossa maior arma, nesse momento de pandemia, é a prevenção com a desinfecção dos ambientes. Sempre atrelada a higienização dos servidores e ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) entre os servidores e reeducandos”, acrescenta o secretário.

As qualificações estão sendo executadas com o auxílio de um policial penal, que vem replicando os conhecimentos adquiridos com os fuzileiros navais das Forças Armadas. “Essas capacitações são essenciais para que possamos alcançar nosso objetivo, que é combater o novo Coronavírus. O Marlon tem sido um replicador desses conhecimentos, tanto entre os policiais penais quanto entre os reeducandos do regime semiaberto que já prestam serviços para a SEAP”, destaca o gerente de ressocialização João Sitônio.

Foto: divulgação / SEAP

Ações de higienização profissional já realizadas

Além da limpeza diária que sempre ocorreu nas unidades penais da Paraíba, higienizações com equipamentos e produtos de uso profissional estão sendo reforçadas. São medidas para garantir a prevenção e a proteção que a população carcerária tem direito, seja entre os apenados ou os profissionais do Sistema Penitenciário da Paraíba.

Na sexta-feira (8), os policiais penais e os reeducandos. que passaram pela qualificação, estão iniciando a desinfecção na unidade prisional de Guarabira. Em que acontece de forma integrada com a equipe de Saúde da SEAP, com orientações sobre a Covid-19 para os reeducandos e servidores do plantão, realização de testes rápidos que foram agendadas e desinfecção de toda área externa e interna da unidade.

Também passaram pelos processos de desinfecção a Penitenciária de Segurança Média Hitler Cantalice, a Penitenciária Sílvio Porto e todas as salas do Comando Geral da Polícia Militar, em João Pessoa.

“Na última quarta-feira (6), também realizamos a higienização da cadeia pública de Mamanguape com cloreto de benzalcônio, que é o produto de uso profissional. Além das limpezas que as próprias unidades realizam todos os dias, a gente está com um cronograma para fazer essa desinfecção mais intensa todos os dias em unidades do Estado”, explica o gerente de ressocialização João Sitônio.

Foto: divulgação / SEAP

Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Opinião: querem “apedrejar” o padre, mas não estamos vivendo a Lei de Moisés

Em nossa língua portuguesa, há um provérbio muito conhecido, que sofre pequenas variações a depender do local onde ele é pronunciado: “Quem tem telhado de vidro, não joga pedra no…

Encerra sexta-feira prazo para comprovação de isenção do IPVA

O prazo para os contribuintes entregarem pessoalmente ou enviarem os documentos e, assim, garantirem a isenção do IPVA (Imposto sobre Propriedade Veicular e Automotores), do exercício de 2020, termina na…