Saúde Itinerante supera 12 mil atendimentos somente neste ano e estará neste sábado no Belo Monte
As ações e serviços do Saúde Itinerante, projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde, estarão neste sábado, 14, das 8h ao meio-dia, beneficiando os moradores do Belo Monte e áreas adjacentes. A estrutura com tendas e unidades móveis estará realizando os atendimentos na rua Juiz Orlando Tejo, em frente à praça do Belo Monte. Durante toda a manhã, serão oferecidos atendimentos odontológicos; exames oftalmológicos; exames de mama, com o encaminhamento, quando necessário, para a realização da mamografia; testes de glicemia; tipagem sanguínea; verificação de pressão arterial e testes de HIV/Aids e VDRL, para detecção da sífilis, realizado pelos profissionais do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento). O cartão do SUS também está sendo emitido, bastando que as pessoas levem cópias dos documentos pessoais e comprovante de residência.
Profissionais da Ouvidoria SUS da Secretaria Municipal de Saúde também participam do Saúde Itinerante, divulgando o serviço com a população e recebendo reclamações, denúncias e sugestões, que posteriormente são encaminhadas aos respectivos setores e respondidas ao responsável pela demandas. No caso dos técnicos da Vigilância Ambiental em Saúde, eles participam com mostra de animais peçonhentos e distribuição de hipoclorito de sódio. O Saúde Itinerante foi idealizado pela secretária municipal de Saúde, Tatiana Medeiros, para oferecer atendimentos nos bairros e comunidades que ainda não foram contemplados com o Saúde da Família ou que possuem o programa, mas as pessoas não podem procurar as unidades de saúde durante a semana.
A coordenação do Saúde Itinerante já definiu os próximos locais a serem visitados pelo projeto: dia 17, os atendimentos serão realizados na Arcca Catedral; dia 18, Praça da Bandeira; dia 19, Arcca Titão; dia 21, Centenário; dia 25, Praça da Bandeira; e dia 28, Bodocongó III. Somente neste ano, o Saúde Itinerante já realizou 12.453 atendimentos e desde que foi implantado em agosto do ano passado, já são mais de 33 mil atendimentos.
Secom







