A Paraíba o tempo todo  |

Saudade: A palavra que mora na alma!

Saudade parece ser uma palavra exclusiva do idioma português. Eu, particularmente, admiro e gosto tanto dela que, às vezes, crio em minha mente a ideia de que ela é só nossa. Muito embora também exista no idioma galego língua falada no noroeste da Espanha, até aí vai, e ponto final.

No espanhol, a saudade se manifesta por meio de equivalentes como nostalgia, añoranza, echar de menos, entre outros. Já no inglês, ela aparece diluída em expressões como longing, missing, yearning, homesickness… Nenhuma delas, contudo, consegue traduzir plenamente o peso, a doçura e a dor que a palavra “saudade” carrega em si.

Curiosamente, nostalgia surge tanto no espanhol quanto no inglês como a definição mais próxima. E confesso: é essa palavra que mais gosto de usar pelo mundo afora onde vivo, talvez na tentativa de torná-la mais presente, mais compreensível, mais palpável aos que não falam a língua do coração.

Na verdade, para sentir saudade não é necessário estar em uma idade específica da vida. A saudade não respeita calendário, nem cronologia humana. Ela simplesmente vem. Ela é bela. Ela é profunda. E não se compara, em sabor mental e afetivo, na mente de um falante do português sobretudo de um brasileiro.

Para concluir, deixo aqui um verso que um dia ouvi da boca de um cantador de viola nordestino e que nunca mais saiu de mim:

“Saudade não mata,
saudade maltrata quem saudade sente;
saudade não mata,
saudade maltrata o coração da gente.”

Será que essa saudade, misturada à nostalgia, está hoje invadindo o meu ser e ferindo o coração deste velho estrangeiro em terras do Tio Sam?

Elcio Nunes
Sentimental & Saudoso


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

      Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464