A Paraíba o tempo todo  |

São João do Carneirinho abre os festejos juninos em Campina

São João do Carneirinho abriu os festejos juninos de Campina Grande, o evento que ocorreu nesta terça, 5, no Memorial Severino Cabral, cumprindo uma vasta programação que se iniciou às 19h na rua Getúlio Vargas no Centro da Cidade.
 
São João Batista, amado e reverenciado como o São   João do Carneirinho, tem na sua pregação o Evangelho de Jesus, e no seu martírio um presságio da pressão do Salvador, com sua vida e suas palavras, São João deu testemunho da verdade, sem covardia perante os que ostentavam o poder, sem se deixar afetar pelos louvores das multidões, sem ceder as pressões dos fariseus.
 
Essa história é retratada na   procissão de louvação ao Santo, que trouxe a participação dos grupos Acauã da Serra, Grupos Caetés, Cia Livre de Dança, Grupo Tropeiros da Borborema, Cia de Dança Raízes e o   Grupo Caísca
 
Ao longo do cortejo os artístas populares conduziram o ” andor” do Santo que na sua representatividade enaltecia os aspectos religiosos dos festejos juninos
 
Em seguida,  o Padre José de Assis Soares, Vigário do Santuário do Sagrado Coração de Jesus, celebrava a ritualística cristã, narrando a história de São João Batista, Profeta e Precursor
 
Luizinho Calixto e a Percussão do Centro de Cultura e Arte da UEPB – CAC, trouxeram em seu repertório músicas do cancioneiro popular, fazendo alusão ao genuíno forró nordestino.
 
Na programação houve espaço também para as homenagens, o ponto alto do evento que segundo a professora Eneida Agra Maracajá, não poderia ficar de fora, pois é preciso reconhecer os grandes talentos das músicas regionais, que tanto contribuem para preservação da cultura popular nordestina , finaliza Eneida.
 
Os homenageados   foram : Capilé, Biliu de Campina, Cristovão Andrade Pró Reitor de Cultura da UEPB, Alexandre Tan e Tom Oliveira, que receberam a comenda São João do Carneirinho.
 
A grande atração da Noite foram os Três do Nordeste que   em seu repertório destacaram o mais genuíno forró, clássicos que se tornaram atemporais para o povo nordestino.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe