Categorias: Paraíba

São João começa com regras rígidas: fogueiras seguem proibidas nas cidades e fogos com barulho estão vetados em toda a Paraíba

PUBLICIDADE

Com o início das festas juninas nesta segunda-feira (23), muitos paraibanos se perguntam o que está ou não permitido para celebrar a tradição. Acender fogueiras ou soltar fogos de artifício, práticas típicas do São João, continuam sendo alvo de proibições e restrições, por motivos ambientais, de saúde pública e bem-estar coletivo.

Desde este ano, está em vigor a Lei Estadual nº 13.235/2024, que proíbe definitivamente a utilização de fogos de artifício com estampido em todo o estado da Paraíba. A medida vale para qualquer ambiente – seja público ou privado – e também veta a fabricação, comercialização, transporte e armazenamento de artefatos explosivos que gerem poluição sonora.

Entre os itens proibidos estão bombas, morteiros, rojões, busca-pés, serpentes voadoras e sinalizadores com barulho. A legislação visa proteger especialmente pessoas com sensibilidade auditiva, como crianças, idosos, autistas, além de animais domésticos e silvestres.

Fogos silenciosos? Só com restrições

Mesmo os fogos de artifício sem barulho, considerados “silenciosos”, têm regras específicas para o uso. Eles não podem ser lançados de janelas, terraços ou varandas de edifícios e estão vetados em locais próximos a hospitais, asilos, clínicas, abrigos, áreas de proteção ambiental e postos de combustíveis. A distância mínima determinada por lei é de 1 km.

Também é proibido o uso desses fogos em eventos com presença de animais e em ambientes fechados. A fiscalização fica sob responsabilidade da Sudema, com o apoio da Polícia Militar e das guardas municipais. Irregularidades podem ser denunciadas pelo telefone 190.

As penalidades para quem infringir a lei vão de multas de até R\$ 28 mil, variando conforme se trate de pessoa física ou jurídica.

Fogueiras continuam vetadas em áreas urbanas

Outro símbolo forte do São João, as fogueiras, seguem proibidas nas zonas urbanas da Paraíba. A regra, que surgiu durante a pandemia da Covid-19, permanece em vigor por determinação do governo estadual, mesmo após tentativas de flexibilização no Legislativo.

A justificativa para manter a proibição é sanitária: o governo alerta para os riscos de agravamento de doenças respiratórias, como gripes, asma, bronquite e Influenza, que continuam sendo uma preocupação de saúde pública.

Quem insistir em acender fogueiras em áreas urbanas poderá ser multado em até R\$ 1.400, valor que dobra em caso de reincidência.

Equilíbrio entre tradição e segurança

As medidas visam garantir que os festejos juninos possam ocorrer de forma segura e respeitosa, preservando tanto as tradições culturais quanto a saúde da população. A recomendação das autoridades é que a população procure formas seguras e criativas de celebrar, respeitando as normas e protegendo os mais vulneráveis.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Servidores do Estado recebem segunda parcela do 13º nesta quarta-feira

O governador João Azevêdo confirmou que a segunda parcela do décimo terceiro salário dos servidores…

8 de dezembro de 2025

Aguinaldo Ribeiro é designado para relatar projeto que prevê corte de benefícios fiscais em 2026

O deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) foi oficialmente designado, nesta segunda-feira (8), pelo presidente da…

8 de dezembro de 2025

Deu na Folha: PT e Hugo Motta vivem momento de tensão e aliança na Paraíba vira ponto de atenção

A repercussão na Folha de S.Paulo nesta segunda-feira destaca que a aliança política na Paraíba,…

8 de dezembro de 2025

JP e CG ofertam mais de 2 mil vagas de emprego na Paraíba nesta semana

Os postos de atendimento ao trabalhador em João Pessoa e Campina Grande iniciam esta semana…

8 de dezembro de 2025

Flávio Bolsonaro diz que preço para desistir de candidatura é ter o pai ‘livre, nas urnas’

Em seu primeiro compromisso público após anunciar a pré-candidatura à Presidência, neste domingo (7), o…

8 de dezembro de 2025

Fantástico reconstrói trajetória de Gerson Machado e expõe falhas do poder público; assista

O programa Fantástico, da Rede Globo, dedicou reportagem especial à história de Gerson Machado, jovem…

8 de dezembro de 2025