Por pbagora.com.br

Neste período de isolamento social, com as pessoas passando mais tempo em casa, a tendência é de que o consumo fique maior. Isso vale para energia, água, comida, entre outros recursos. Por esse motivo, para ajudar seus clientes a economizar, a Energisa traz dicas importantes, que aplicadas diariamente, podem fazer a diferença na conta mensal. De acordo com a distribuidora, o segredo é redobrar a atenção e adotar atitudes simples.

A primeira dica é aproveitar ao máximo a iluminação natural durante o dia. Abrir as cortinas e deixar a luz do sol entrar evita que uma lâmpada seja acesa sem necessidade e você ainda segue as orientações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), deixando os ambientes arejados e com circulação.

Além disso, opte por lâmpadas de LED em todos os cômodos da casa. Elas apresentam maior durabilidade e consomem menos energia do que as fluorescentes ou incandescentes. Outra recomendação é manter ventiladores e filtros de ar-condicionado higienizados. Além de prevenir doenças respiratórias, essa prática garante que os aparelhos funcionem com mais eficiência.

Quanto à geladeira, o recomendável é posicioná-la longe do fogão e não colocar roupas para secar na parte de trás. Também evite ficar abrindo e fechando em excesso ou colocar alimentos ainda quentes dentro da geladeira. Isso vai fazer com que o ambiente interno demore mais tempo para refrigerar, aumentando o consumo de energia da geladeira.

É importante também não deixar aparelhos em modo stand-by ligados quando não estiver usando. Se for usar o ferro de passar, procure juntar a maior quantidade de roupas de uma só vez, para que não precise esquentá-lo novamente. Use a máquina de lavar na função lavagem rápida e deixe o ar-condicionado na temperatura ambiente de 23º.

Além disso, com muita gente trabalhando em esquema home office, vale lembrar que é importante ficar atento ao carregamento do computador e celular para retirar da tomada assim que as baterias estiverem completamente carregadas. Outra medida é desligar o monitor ao fazer uma pausa no trabalho, pois ele é responsável por 70% do consumo de energia do computador.

Vale lembrar que um alto volume de aparelhos ligados ao mesmo tempo pode ocasionar uma sobrecarga na rede. Isso é mais comum em edificações antigas, que não foram preparadas para a demanda de energia atual, mas também pode ocorrer em imóveis novos. Quando a rede fica sobrecarregada há possibilidade de quedas de energia na residência, ocasionando danos aos eletrodomésticos e até choques, por isso é importante prevenir.

Fique ligado. Aproveite o tempo em casa de forma correta, junto com a família e cuidando de todos. Jogos de tabuleiro, livros e uma boa conversa são sempre bem-vindos. E se precisar da Energisa, você pode entrar em contato através do WhatsApp 83 99135-5540, do 0800 083 0196 ou do site energisa.com.br.

 

Redação com Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

João destina R$ 3 milhões para o Bolsa Esporte incluindo os paratletas

Começam nesta terça-feira (20) as inscrições do programa Bolsa Esporte 2020, que integra as ações do Governo do Estado de incentivo à prática esportiva. O anúncio foi feito pelo governador…

Paraíba ultrapassa as 3 mil mortes por Covid-19

A Paraíba, de acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (19), ultrapassou o número de 3 mil mortes em decorrência da contaminação pelo novo coronavírus (covid-19). Nesta segunda, foram registrados…