Professores e jovens aprendizes de pífano e percussão se apresentam neste sábado (17), no Corredor Cultural, a partir das 15h. Estamos falando do grupo Pifercussão, que traz no repertório músicas com ritmos regionais, sempre realçadas por esses dois instrumentos rústicos. O evento da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) acontece todos os finais de semana, na Praça Rio Branco, Centro da Capital.
O grupo Pifercussão é fruto de um projeto social criado em 2008, baseado em oficinas de construção e execução dos instrumentos. Foi a partir daí que surgiu a bandinha de pífanos, formada pelos multiplicadores (professores), além de crianças e adolescentes (aprendizes).
A proposta de formar o grupo tinha o objetivo de levar a bandeira da cultura nordestina a diversos espaços de apreciação artística e musical. No repertório, o Pifercussão traz temas tradicionais das bandas dedicadas ao pífano, como “A Briga do Cachorro com a Onça”, além de ritmos como xote, xaxado, arrasta-pé e até mesmo a valsa.
Durante a performance, os integrantes costumam interagir com o público. Essa é uma forma de incentivar a apreciação artística de crianças jovens e adultos presentes na plateia.
PBAgora
Secom
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…
A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e…
A Câmara dos Deputados divulgou o primeiro edital do seu novo concurso público. A notícia…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou os investimentos do Governo Federal em infraestrutura na…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), usou…
Da cidade de Areia, no Brejo paraibano, aos principais polos globais da estética, a trajetória…