Ruy destaca importância de projetos de incentivo às energias limpas durante COP27

O incentivo à produção das energias limpas e renováveis esteve entre os destaques da participação do deputado federal Ruy Carneiro, nesta quinta-feira (10), na 27ª edição da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 27. O parlamentar visitou diversos pavilhões relacionados à temática e defendeu a ampliação de projetos e ações que possam estimular e baratear os custos da atividade na Paraíba e no Brasil.

Durante a passagem pelo pavilhão da China, o deputado conheceu iniciativas que levaram o país a se tornar o maior consumidor mundial de energia solar do mundo.

“Um dos temas de maior destaque no pavilhão da China é a questão da energia solar. Essa é apenas uma das fontes de energia limpa que contribui não só para o desenvolvimento sustentável do país, mas também para preservação do meio ambiente. O que chama a atenção é que no Brasil, infelizmente, nos últimos 40 anos, apenas 5% da nossa energia foi substituída por uma energia limpa.”, destacou Ruy.

O parlamentar reforçou que é preciso mudar essa realidade com maior velocidade e criar ações que incentivem o poder público e a iniciativa privada a aderirem projetos dessa natureza.

“O nosso mandato tem buscado dar exemplo de como contribuir para todo esse processo, como fizemos na Fazenda da Esperança, em Guarabira. Lá nós contribuímos com a instalação de equipamentos para implantação de uma usina fotovoltaica. Essa iniciativa está ajudando a zerar os custos com a energia de duas unidades da instituição, isso sem contar com a questão da energia limpa e também com a ação de reabilitação de dependentes químicos. Em resumo, é preciso garantir que as fontes de energia limpa sejam mais baratas, de fácil acesso e possam garantir a produção de forma sustentável”, finalizou.

De acordo com a revista Nature Energy, desde 2017, a China é apontada como o maior consumidor mundial de energia solar fotovoltaica. Além disso, os chineses contam com mais de 400 empresas de energia solar em operação. Segundo dados da Agência Internacional de Energia Renovável, dos 12,7 milhões de empregos mundiais no setor de energia renovável, cerca de dois terços estão na Ásia e somente a China representa 42% do total global.

Últimas notícias

Lula cumpre agenda no Grande Recife e confirma presença no Galo da Madrugada

O presidente no Nordeste. O presidente Lula (PT) chega a Pernambuco nesta sexta-feira (13) e…

13 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas para todos os 223 municípios da Paraíba nesta sexta

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta sexta-feira (13), um alerta de "Perigo Potencial"…

13 de fevereiro de 2026

João Azevedo evita polemizar postagem de Jhony sobre lealdade: “Sigam cada um seus caminhos”

Após o ex-secretário de Saúde e presidente estadual do Avante, Jhony Bezerra, publicar um forte…

13 de fevereiro de 2026

Líder de facção é condenado por crimes de homicídio em Patos

O Conselho do Tribunal do Júri de Patos condenou, nessa quinta-feira (12/02), o líder da…

13 de fevereiro de 2026

Quatro armas são apreendidas durante operação para cumprimento de mandado de prisão na capital

A Polícia Militar apreendeu quatro armas de fogo, munições e cumpriu um mandado de prisão…

13 de fevereiro de 2026

João Pessoa está entre os destinos nacionais mais procurados para o Carnaval de 2026

Levantamento da plataforma Decolar mostra que João Pessoa está na 13ª posição no ranking de…

13 de fevereiro de 2026