Por pbagora.com.br

Com o objetivo de retomar as atividades culturais em João Pessoa, o pré-candidato à prefeitura de João Pessoa Ruy Carneiro pretende ampliar e consolidar as manifestações artístico-culturais na cidade, com foco na revitalização e promoção de eventos no Centro Histórico, fomentando o empreendedorismo cultural e a economia criativa. A pauta foi discutida em reunião com músicos e profissionais da cultura, nesta terça-feira (22).

“Um dos setores que mais sofreu com a pandemia foi a classe artística. Sem poder realizar eventos e apresentações, os artistas, técnicos e espaços de cultura estão ficaram sem nenhuma atividade, prejudicando a renda de centenas de famílias em toda Paraíba. Por isso, é urgente incentivar a produção cultural, aliando isso à vocação turística de João Pessoa e promovendo uma retomada econômica que beneficie a todos”, ressaltou.

Para a música, Ruy Carneiro quer intensificar uma agenda de concertos em igrejas para atrair amantes da música e turistas de todo o país, além de oferecer projetos de ensino e eventos musicais para crianças de bairros mais afastados do Centro e da Orla e retomar o Festival Internacional de Música. Em relação ao audiovisual, para ele, é preciso fomentar a produção de filmes, minisséries e programas de televisão, ampliando o Edital Walfredo Rodrigues e oferecendo subsídios que realmente sejam atrativos para os produtores culturais nessa área.

Entre as propostas de Ruy está a recuperação e implantação de atividades em espaços que integram o patrimônio histórico e cultural e que estão subutilizados, como a Estação Ciência e a Estação das Artes, Pavilhão do Chá, Celeiro Espaço Criativo e Casa da Pólvora.

“Temos que redescobrir o coração da nossa cidade, com incentivo a atrações culturais, restaurantes, empresas e serviços. Podemos atrair empresas, serviços e investimentos para o nosso Centro Histórico. Precisamos ocupar espaços como o Pavilhão do Chá e a Casa da Pólvora, valorizar e mobilizar os profissionais da cultura. Além disso, integrar a Estação Ciência, a Estação das Artes e o Celeiro Espaço Criativo ao calendário de eventos culturais, com atividades para toda a família”, concluiu Ruy.

Em seu mandato como deputado federal, Ruy Carneiro votou a favor da Lei Aldir Blanc, que destinou mais de R$ 5,6 milhões para os artistas e profissionais da cultura se manterem durante a pandemia em João Pessoa.

Assessoria de Comunicação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Confira a agenda dos candidatos à PMJP neste domingo (25)

Muitas visitas e reuniões. Essas duas atividades estão na agenda de praticamente todos os candidatos à prefeitura de João Pessoa neste domingo (24). Confira a agenda em ordem alfabética. Confira…

Focos de incêndio devastam vegetação em Mãe d’Água

Moradores que residem próximo ao Distrito de Santa Maria Gorete, em Mãe d’Água, Região Metropolitana de Patos, voltaram a denunciar que focos de incêndios estão consumindo a caatinga na área.…