Categorias: Paraíba

Rômulo Gouveia articula instalação de escritório da ONU na PB

O vice-governador Rômulo Gouveia, está articulando a instalação na Paraíba do escritório regional da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO- Food and Agriculture Organization ). A unidade será a primeira no Nordeste e a terceira no Brasil. A implantação foi discutida, nesta quarta-feira (4), pelo vice-governador Rômulo Gouveia e representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, durante o 2º Encontro Nacional de Enfrentamento da Seca e da Desertificação, na sede do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), em Campina Grande.

“Nós estamos trabalhando em conjunto para que isso aconteça. A FAO é uma organização internacional reconhecida e deverá ter uma contribuição importante para o nosso Estado. A proposta é que o escritório passe a funcionar ainda este ano na sede do Insa, em Campina, que já pesquisadores e uma parceria com o governo, prefeitura, universidades, organismos internacionais e Organizações Não Governamentais”, explicou Rômulo que participou da abertura do evento.
Rômulo acrescentou que a FAO trabalha no combate à fome e à pobreza, promove o desenvolvimento agrícola, a melhoria da nutrição, a busca da segurança alimentar e o acesso de todas as pessoas, em todos os momentos, aos alimentos necessários para uma vida saudável. “A FAO também reforça a agricultura e o desenvolvimento sustentável, como estratégia a longo prazo, para aumentar a produção e o acesso de todos aos alimentos, ao mesmo tempo em que preserva os recursos naturais”, asseverou o vice-governador.

Por sua vez, Alan Bojanic destacou o trabalho de Rômulo para trazer o escritório da FAO para o Estado da Paraíba. O dirigente esclareceu que a FAO funciona como uma rede de conhecimentos. Usamos a Excelência de nosso staff – agrônomos, engenheiros florestais e outros profissionais – para coletar, analisar e disseminar informações. Também publica newsletters e livros, distribuímos revistas e criamos material em mídia eletrônica.

Para o diretor do Insa, Ignacio Hernán Salcedo, a instalação do escritório da FAO em Campina será importante e destacou a parceria com o Governo do Estado. Quanto ao seminário 2º Encontro Nacional de Enfrentamento da Seca e da Desertificação, ele disse que

“Foi pensado como um espaço para convergência de saberes entre os movimentos sociais e a academia, a fim de construirmos uma agenda em torno dos mecanismos de controle e mitigação da desertificação e convivência com a estiagem”.

CONFERÊNCIA – Ainda na abertura, Rômulo convidou os presentes para participarem da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, que será realizada nos dias 10 e 11 deste. Ele enfatizou que, atendendo a um chamado do Governo do Estado, mais de 120 municípios paraibanos realizaram suas conferências regionais e garantiram participação na Conferência Estadual que pretende reunir mais de mil pessoas no Espaço Gospel, em João Pessoa.



Assessoria

Últimas notícias

Hugo Motta defende aprovação rápida na Câmara de projeto que amplia direitos sobre os motoristas de apps

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), defendeu, em reunião na residência oficial na última…

9 de fevereiro de 2026

Deputado petista diverge da estratégia nacional da sigla e defende que PT assuma direção política própria na Paraíba

O deputado estadual Luciano Cartaxo manifestou discordância em relação à estratégia do PT nacional sobre…

9 de fevereiro de 2026

João Azevedo nega insatisfação de Ricardo Barbosa e confia na permanência do aliado na base governista

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), negou os rumores sobre um possível estremecimento na…

9 de fevereiro de 2026

Acidentes em rodovias federais da Paraíba aumentam em 2025 e mortes sobem quase 6%

O número de acidentes registrados nas rodovias federais da Paraíba aumentou em 2025 em comparação…

9 de fevereiro de 2026

Trabalho infantil e exploração sexual crescem até 30% no período carnavalesco, alerta MPT

O trabalho infantil e a exploração sexual contra crianças e adolescentes crescem até 30% no…

9 de fevereiro de 2026

Central de Transplantes registra 4ª doação de órgãos do ano; quatro pacientes são beneficiados

A Central Estadual de Transplantes, unidade de alta complexidade do Governo da Paraíba, registrou, na…

9 de fevereiro de 2026