A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Romero e Rômulo buscam recursos no Governo Federal para a Paraíba em Brasília

 

O prefeito eleito de Campina Grande, deputado Romero Rodrigues, e o vice-governador da Paraíba, Rômulo Gouveia, participaram na manhã desta quinta-feira (22), de importante reunião conjunta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e Ministério das Cidades, para tomar conhecimento das políticas públicas do Governo Federal para os municípios de porte médio, com população entre 250 mil e 750 mil habitantes.

A reunião foi a convite da ministra do Planejamento Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, que abriu o encontro e fez uma explanação sobre as obras do PAC-Programa de Aceleração do Crescimento em seus diversos eixos, notadamente os investimentos em habitação, saneamento, mobilidade urbana, pavimentação e equipamentos sociais e urbanos, tais como creches, quadras e praças.

A ministra destacou as parcerias que já estão em andamento por parte das prefeituras e o Governo Federal e disse da necessidade de mantê-las com os novos prefeitos. Ela também falou das propostas de financiamento já inscritas e que estão em processo de seleção e que necessitam do referendo dos prefeitos que irão assumir em janeiro de 2013, para que o processo de seleção tenha continuidade.

Campina Grande possui dois grandes projetos em análise, sendo um na área de pavimentação e outro sobre a implantação do VLT-Veículo Leve sobre Trilhos, que somam mais de R$ 200 milhões, que estão sendo estudado pelos Ministérios envolvidos e pela Equipe de Transição do prefeito eleito Romero Rodrigues. Como esses recursos envolvem financiamento público, deverá ser objeto de análise a capacidade de endividamento do município para a contratação de novos empréstimos, de forma que não se comprometa o bom funcionamento da máquina administrativa.

Em seguida, o ministro das Cidades, o paraibano Aguinaldo Ribeiro, falou da importância dessas parcerias, entre os municípios e o Governo Federal, notadamente quanto a disponibilidade de recursos para as médias cidades, para utilização em projetos que envolvam obras de mobilidade urbana, esgotamento sanitário e abastecimento de água.

Romero Rodrigues considerou a reunião com os Ministros das Cidades e do Planejamento de grande importância. Segundo ele, “o Governo Federal está fazendo a sua parte. Mostrando o que pode ser feito e as condições para isso. Cabe a nós, que iremos administrar, fazermos o dever de casa, encaminhado os documentos e os projetos necessários para que a cidade realmente receba os equipamentos urbanos e sociais necessários para a melhoria da qualidade de vida da população.”

Romero disse ainda “que o nosso governo terá como meta a busca de recursos, com uma equipe técnica que se preocupe desde o documento mais básico, a feitura do projeto e a correta prestação de contas”.

A reunião com os novos prefeitos ocorreu na sede do Ministério do Planejamento em Brasília-DF e contou com as presenças dos prefeitos eleitos de 51 municípios de porte médio do país.

 

Fonte: assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe