A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Romaria da Penha acontece neste sábado

A 253ª edição da Romaria da Penha deve ter 12 (doze) trios elétricos. Todos vão ser inspecionados pelo Corpo de Bombeiros. Somente após essa inspeção é que os trios que estiverem em conformidade com as normas técnicas exigidas pelo órgão fiscalizador vão ser autorizados a participar da caminhada, animando os devotos. Segue a lista dos trios previstos, na sequência de posicionamento (podendo haver mudança) e as atrações musicais/grupos de animação de cada um:

1º – Trio Audiluz (Ministério Filhos da Penha).

 

 

2º – Trio F400 (Comunidade Divina Misericórdia).

3º – Trio Stylus (Ministério Cantai ao Senhor).

4º – Trio Paquera (Banda Éfeta).

5º – Trio Tambaú (Ministério Povo de Deus).

6º – Trio Papão (Ministério Fogo Sagrado).

7º – Trio Boladão (Ministério da Paróquia São José, do José Américo).

8º – Trio Metrô (Ministério Servos por Amor).

9º – Trio Jampa (São Camilo de Lélis).

10º – Trio Xaxá (Consolação Misericordiosa).

11º – Trio Planeta (Ministério Totus Tuo Maria).

12º – Trio Raça (Ministério Ser de Deus).

 

Este ano, a organização da Romaria da Penha confeccionou 2.000 (duas mil) camisas oficiais do evento, que foram colocadas à venda em pontos em João Pessoa, Bayeux e Santa Rita, ao preço de R$ 18,00 (dezoito reais) cada uma delas. O dinheiro arrecadado ajuda a cobrir as despesas da Romaria. Restam poucas unidades à venda no Santuário da Penha. A camisa tem a marca da Romaria deste ano: a imagem de Nossa Senhora da Penha, mais uma imagem secundária da Pietá e elementos da natureza, fazendo referência à “casa comum”.

 

A Romaria da Penha 2016 conta com o apoio de 1.000 pessoas entre colaboradores diretos e indiretos. A Equipe de Coordenação Geral, comandada pelo Pe. Luiz Antônio, é composta por 10 pessoas. A Equipe de Coordenação dos trios tem 7 pessoas. A Equipe da Coleta conta com 100 colaboradores. E a Equipe do Andor e Equipe de Apoio tem 50 pessoas. A Romaria também conta com a ajuda valiosa de órgãos públicos da Prefeitura de João Pessoa e do Governo da Paraíba.

 

“A Romaria da Penha é uma experiência de fé, um profundo momento de oração de encontro pessoal com Deus e com seu Filho que nos alcança pela sua MISERICÓRDIA. A Romaria não é um espetáculo da fé, um carnaval ou uma espécie de ‘micareta católica’, como alguns pensam. A Romaria da Penha é como Maria: embora sendo grande, reveste-se da humildade do povo de Deus”, explicam os organizadores.

 

O percurso é de quase 14 quilômetros, começando em frente à igreja de Lourdes, no Centro de João Pessoa, e terminando no Santuário da Penha, na Orla da Capital. Saiba, quilômetro a quilômetro, por onde os romeiros vão passar:

 

Início: em frente à igreja de Lourdes – era a Igreja Matriz da Paróquia da qual o Santuário da Penha fazia parte. Hoje o Santuário pertence à Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Altiplano Cabo Branco).

1km: os romeiros seguem pela Av. João Machado. Eles completam 1 quilômetro de percurso quando passam em frente ao Instituto Cândida Vargas.

2km: após a Av. João Machado, os romeiros seguem pela Av. Dom Pedro II e no início da Mata do Buraquinho completam 2 quilômetros de caminhada.

3km: na entrada do Jardim Botânico.

4km: após o viaduto do trevo universitário, na chegada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

5km: quando passam em frente ao Centro de Tecnologia da UFPB os romeiros completam 5 quilômetros de percurso. Em seguida entram nos Bancários pela principal do bairro: a Avenida Walfredo Macedo Brandão.

6km: Praça da Paz, no bairro dos Bancários.

7km: quando os romeiros passam em frente ao antigo INSS, na principal avenida do bairro dos Bancários, vão estar no meio do percurso.

8km: na altura do Trevo das Mangabeiras. Logo após o Centro de Controle de Zoonoses, todos devem dobrar à ESQUERDA na Rua Paulino dos Santos Coelho (na lateral do INSS). Seguem direto, continuando pela Avenida Santa Bárbara (na frente do CEA). Passam atrás e logo em seguida ao lado do Mangabeira Shopping, e dobram à esquerda entrando na Avenida Hilton Souto Maior, seguindo normalmente, pelo percurso antigo, até o Santuário da Penha.

9km: em frente ao CNEC, já na Estrada da Penha.

10km: na entrada do Quadramares os romeiros completam 10 quilômetros de caminhada.

11km: na subida para a Penha.

12km: na entrada da Penha.

13km: na rua que leva ao Santuário.

Término: no Santuário de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha, na Orla da Capital. Uma Missa Campal vai ser celebrada no campo de futebol que fica ao lado do Santuário. A Missa começa assim que o carro-andor chegar ao Santuário, o que deve acontecer por volta das 4h da madrugada do domingo, dia 27 de novembro.

 



Pascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe