Uma movimentação de cerca de 60 mil passageiros está sendo esperada pela Administração do Terminal Rodoviário de João Pessoa durante o feriadão de Finados. Por conta disso, 30 ônibus extras por dia foram colocados à disposição do público já nestas sexta-feira, 30, e no sábado, 31.
De acordo com o administrador do Terminal, Aderson Macedo, os destinos mais procurados pelos pessoenses, neste feriadão, são cidades do interior, especialmente Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Monteiro, Bananeiras e Rio Tinto. Para fora do Estado, os principais destinos são capitais vizinhas, como Recife e Natal.
Em dias normais, o Terminal registra cerca de 5 mil embarques e 2 mil desembarques. Mas, até a próxima terça-feira, 03 de novembro, a Administração fez uma estimativa diária do número de passageiros bem maior. Confira:
1.Sexta-feira (30/10): 7 mil embarques e 5 mil desembarques
2.Sábado (31/10): 8 mil embarques e 5 mil desembarques
3.Domingo (01/11): 4 mil embarques e 3 mil desembarques
4.Segunda-feira (02/11): 4 mil embarques e 8 mil desembarques
5.Terça-feira (03/11): 7 mil embarques e 9 mil desembarques
Se o fluxo de pessoas vai ser grande, a Administração do Terminal faz as recomendações para os viajantes. Segundo Aderson, o ideal é que os passageiroscomprem seus bilhetes com, pelo menos, duas horas de antecedência da viagem. “Para quem vier com muita bagagem, a recomendação é prestar bastanteatenção e só entregar asmalas aos carregadores credenciados ao Terminal. O nosso guarda-volumes também estará à disposição, funcionando 24 horas”, destaca.
Outro alerta é para as pessoas que forem viajar com crianças. “Os pais ou responsáveis devem procurar o balcão do Juizado de Menores, dentro do próprio Terminal, apresentando Certidão de Nascimento da criança ou comprovante de paternidade, para pegar a autorização e fazer a viagem tranquila”, afirma Aderson Macedo.
ESTRADAS
Começou a 0 hora desta sexta-feira, 30, a Operação Finados da Polícia Rodoviária Federal. Até às 24 horas da próxima segunda-feira, 02 de novembro, 263 policiais em postos e rondas reforçadas pelo Núcleo de Operações Especiais e por outros Agentes que trabalham na área administrativa vão fiscalizar as BR’s que cortam a Paraíba. Para isso, serão utilizados radar fotográfico e bafômetros nos trechos mais movimentados das BR’s 101, 104 e 230.
Desde o início do ano, já foram registrados 2.867 acidentes com 1.792 feridos e 160 mortos na Paraíba. Durante todo o ano de 2008 aconteceram 3.292 acidentes com 2.045 feridos e 181 mortos. No ano passado, não houve Operação Finados, porque o feriado caiu no domingo. Em 2007, a PRF na Paraíba, durante o feriadão, registrou 37 ocorrências de acidentes, com 27 feridos e três mortos.
O Norte








