Categorias: Paraíba

Ricardo Coutinho recebe executivos de multinacional

PUBLICIDADE

 Ricardo recebe executivos de multinacional que deseja instalar fábrica fornecedora da Fiat na Paraíba

O governador Ricardo Coutinho recebeu, nessa segunda-feira (15), representantes de um grupo multinacional do segmento automotivo que pretendem instalar uma indústria na Paraíba. A empresa é uma das principais fornecedoras das linhas de montagem da Fiat no Brasil e vai construir uma fábrica para atender à nova unidade da montadora em Goiana (PE).

 

Durante o encontro, o governador apresentou os incentivos para instalação da empresa no estado. “Entre janeiro e fevereiro, teremos duas escolas técnicas já em funcionamento, capacitando mão de obra para trabalhar junto às empresas que irão compor aquele polo industrial. Além dos incentivos fiscais e de locação, a Paraíba tem qualificação de mão de obra, logística e melhor ambiente de negócios para oferecer às empresas que aqui desejem se instalar”, detalhou Ricardo Coutinho.

 

A logística do estado foi outro ponto favorável destacado pelo governador. “Teremos mais de dois mil quilômetros de rodovias construídas na Paraíba, formando a melhor malha viária do Nordeste, temos um porto capaz de atender suficientemente a demanda das empresas que estão chegando”, disse.

 

A produção local também apresentou crescimento na Paraíba nos últimos anos, conforme observou o governador. “O estado contava com 7 mil empresas, em 2010, e passou para 11,4 mil no ano passado, apenas do segmento industrial”.

 

O projeto da multinacional visa atender à demanda das três novas linhas de produtos que serão desenvolvidas na planta de Goiana. A empresa projeta e constrói as máquinas que fazem a montagem dos veículos, bem como os robôs e os programas utilizados no processo.

 

Serão gerados aproximadamente 100 empregos diretos com a instalação da fábrica e a troca de conhecimento entre os engenheiros de outros países com os profissionais do estado pode ser outro benefício para a Paraíba.

 

A Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) está à frente das negociações. A presidente da Companhia, Tatiana Domiciano, participou do encontro que também reuniu o secretário da Receita Estadual, Marialvo Laureano, e o presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome. Ela destacou a contribuição que a instalação do grupo pode provocar na economia da Paraíba. “Eles são grandes fornecedores da Fiat e também de outras montadoras. A vinda do grupo para o nosso estado vai fortalecer nossa atividade industrial e o crescimento do polo automotivo que está se formando também no Litoral Sul do nosso estado”, afirmou a presidente.

 

Os empresários ficarão ainda mais alguns dias na Paraíba, em reuniões com o Serviço Nacional de Apoio a Indústria (Senai), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Instituto Federal da Paraíba (IFPB), além de outras instituições, para estruturar o projeto de instalação da empresa.



Redação com Secom

Últimas notícias

Vulnerabilidade reduz altura média de crianças indígenas e nordestinas; aponta pesquisa

A vulnerabilidade social faz com que crianças indígenas e de alguns estados do Nordeste, com…

20 de fevereiro de 2026

Mais de 100 municípios da Paraíba podem registrar chuvas intensas nesta sexta-feira

Mais de 100 municípios da Paraíba estão sob alerta de chuvas intensas e há baixo…

20 de fevereiro de 2026

Preso homem suspeito de matar namorada ao empurrá-la de moto na Paraíba

A polícia prendeu um homem identificado como Renato Ferreira Salustiano Neto suspeito de matar Rayla…

20 de fevereiro de 2026

Jovem é morto a tiros em via pública no bairro de Várzea Nova, em Santa Rita

Um adolescente de 17 anos foi encontrado morto na manhã de hoje (20), no bairro…

20 de fevereiro de 2026

Mega-Sena acumula e prêmio chega aos R$ 105 milhões; veja os números

O prêmio do concurso 2.974 da Mega-Sena acumulou ontem (19). A estimativa de prêmio do…

20 de fevereiro de 2026

Pastor Sérgio Queiroz comenta representação dos evangélicos no desfile da Acadêmicos de Niterói: “Quebrantai-vos”

Com a repercussão negativa envolvendo o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que…

20 de fevereiro de 2026