Os vinte e sete Estados do Brasil estão representados na reunião do Conselho Deliberativo e Fiscal da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital, Fenafisco, que trouxe à Paraíba representantes sindicais das 30 entidades filiadas. Mais de cem auditores fiscais participam do evento, que teve início ontem e se encerra nesta sexta-feira (14), no Hotel Verde Green, em João Pessoa.
A escolha da Paraíba para sediar o evento e a data a reunião foi uma forma encontrada pelos dirigentes sindicais de se solidarizar com o Fisco paraibano, que vem sofrendo com a política de perseguição por parte do Governo Ricardo Coutinho. A abertura do CD aconteceu no mesmo dia em que se comemora o Dia do Auditor Fiscal, além do aniversário de 24 anos de fundação do Sindifisco-PB.
Entre outras arbitrariedades cometidas na gestão de Ricardo Coutinho, relatou o presidente do Sindifisco-PB, Victor Hugo, o governo não cumpre a Lei do Subsídio, num verdadeiro flagrante de ilegalidade e ataque aos direitos conquistados. Victor disse ainda aos colegas de outros Estados que o governo fala inverdades sobre a realidade do serviço público estadual, que passa por um processo de precarização, trazendo enormes prejuízos à população.
Diversas autoridades do segmento político prestigiaram a abertura dos trabalhos, ontem pela manhã, entre elas o deputado estadual, Janduhy Carneiro, o vereador Bruno Farias, o presidente estadual do PT, Charlinton Machado, o secretário de Articulação Política da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Rodrigo Soares, o ex-vereador Tavinho Santos. Todos eles saudaram e reconheceram a importância do Fisco paraibano para o desenvolvimento do Estado.
Sessões especiais
A Assembléia Legislativa da Paraíba e Câmara Municipal de João Pessoa realizaram sessões especiais para homenagear o Dia do Auditor Fiscal e o aniversário de 24 anos de fundação do Sindicato.
Na Assembléia, a sessão contou com a presença dos deputados Trocólli Junior (PMDB), que presidiu os trabalhos, Vituriano de Abreu (PSC), Anísio Maia (PT), Frei Anastácio (PT) e Janduhy Carneiro (PTN). Além disso, representantes de sindicatos, órgãos de classe e da sociedade civil organizada também prestigiaram o evento, assim como o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TEC-PB) Umberto Porto e o presidente da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), Manoel Izidro.
No seu pronunciamento, o deputado Trocólli Junior, que presidiu a sessão, destacou a importância do sindicato nos movimentos sociais da Paraíba. Destacou também a cumplicidade entre a entidade e a ALPB. “Essa Casa hoje é uma grande hospedaria dos servidores do Estado. E isso é fruto do comportamento independente do presidente Ricardo Marcelo. “Parabenizo a esta categoria pela luta e pela unidade que lutam por melhorias”, enfatizou. Trocólli presidiu a sessão representando o presidente Ricardo Marcelo, autor da propositura.
O presidente do Sindifisco-PB, Victor Hugo, agradeceu a ALPB pela sensibilidade política em estar antenada com os movimentos sociais. “O presidente Ricardo Marcelo tem presidido esta casa de forma transparente, firme e independente e só estamos aqui por conta deste espaço democrático e atuante. Todos os movimentos vem pra cá e são recebidos”, definiu.
Victor Hugo também agradeceu a mobilização do Fenafisco em prol da aprovação de projetos de interesse dos fiscais. Além disso, o presidente do Sindifisco também relatou a situação que os fiscais do Estado tem passado com falta de diálogo por parte do Governo do Estado.
Já a sessão da Câmara Municipal de João Pessoa, teve propositura e foi presidida pelo vereador Bira (PT). A solenidade aconteceu na sede do Sindifisco-PB, em João Pessoa.
Em seu discurso, Bira destacou a trajetória de crescimento do Sindicato, que hoje, segundo ele, conquistou o espaço e o respeito na luta organizada na Paraíba, e atualmente, com altivez e compromisso tem sabido fazer os contrapontos necessários e equilibrados às versões fantasiosas e desrespeitosas do governo Ricardo Coutinho. Bira disse também a categoria fiscal tornou-se símbolo de resistência à falta de diálogo, à intransigência, às políticas de arroxo salarial e às imposições do atual governo.
O presidente do Fenafisco e ex-presidente do Sindifisco-PB, Manoel Izidro, também falou sobre a importância que a categoria exerce na luta por melhorias para os fiscais e fez um breve relato sobre greves e mobilizações que a categoria fez quando era presidente do sindicato. Além disso, falou sobre as dificuldades de diálogo com o Governo.
Assessoria de Imprensa
Na tarde de ontem (03), a Câmara Criminal do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB)…
O presidente da Câmara dos Deputados, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), conseguiu ontem (03), articular…
O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), falou nesta quarta-feira (04), em entrevista à Pop…
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), inicia nesta…
A Polícia Federal realizou, na manhã desta quarta-feira (4), uma operação em Patos, no Sertão…
O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), oficializou a nomeação do ex-deputado federal Benjamim…