Residencial construído para famílias quilombolas rende premiação nacional à Prefeitura de João Pessoa

A Prefeitura de João Pessoa recebe, nesta sexta-feira (6), o ‘Selo de Mérito’, um prêmio muito importante concedido a uma gestão pública por investimentos no setor habitacional de interesse social no Brasil. A solenidade acontece durante o 71º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, na cidade de Curitiba (PR), que reúne representantes de todo o País. O prêmio é concedido anualmente pela Associação Brasileira de Cohab’s e agentes públicos de Habitação e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Foto: Secom-JP

O prêmio concedido à Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Habitação Social (Semhab), é na categoria ‘Trabalho Social’, e foi concedido pelo trabalho que vem sendo realizado com a comunidade quilombola de Paratibe, contemplada com 80 unidades habitacionais no Residencial Hélio Miguel da Silva. A secretária de Habitação Social de João Pessoa, Socorro Gadelha, que está participando do Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, disse que o prêmio é resultado de um trabalho realizado numa parceria entre as Secretarias de Habitação e de Desenvolvimento Social (Sedes), onde eles fazem o acompanhamento da comunidade respeitando os costumes e as tradições de um povo que habita a região de Paratibe há cerca de 100 anos.

“Nós precisamos lembrar que vamos receber o prêmio pelo segundo ano consecutivo e o terceiro prêmio recebido na gestão do prefeito Cícero Lucena, porque ano passado nós ganhamos o ‘Selo de Mérito’ com o programa Cuidar do Lar e com o projeto do Residencial Hélio Miguel da Silva, construído com recursos próprios da Prefeitura, que é considerado o primeiro quilombo vertical do Brasil”, disse. “Agora o prêmio foi um reconhecimento da importância do trabalho social realizado pela prefeitura na comunidade quilombola de Paratibe”, explicou Socorro Gadelha.

A secretária disse ainda que é gratificante ver que o trabalho feito pela Prefeitura de João Pessoa no setor habitacional tem se destacado no cenário nacional, citando como exemplo o programa Cuidar do Lar, que recebeu o ‘Selo de Mérito’ no ano de 2023 e atualmente é copiado por outras cidades e mostrado como exemplo de um programa que vem dando certo. Ela explicou que o ‘Cuidar do Lar’ atende famílias que já possuem uma moradia, mas o imóvel está em condições precárias e não têm condições de fazer a recuperação. O programa devolve as condições de habitação recuperando a casa sem nenhum custo para a família.

“O nosso programa serve de modelo para outros municípios brasileiros, que têm incorporado a ideia de cuidar do lar em programas semelhantes para atender famílias que têm uma casa própria, mas vivem em condições precárias. Da mesma forma será com o residencial quilombola, onde outras prefeituras poderão copiar o modelo”, ressaltou.

Selo de Mérito – O prêmio foi criado pela Associação Brasileira de Cohab’s (ABC) e pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU), com o objetivo de reconhecer e divulgar os projetos habitacionais desenvolvidos pelos associados da ABC, voltados à habitação de interesse social e ao enfrentamento dos problemas históricos de irregularidade e risco. Além de estimular a participação das entidades filiadas em programas governamentais que contemplem o setor habitacional e as iniciativas que busquem alternativas inovadoras e sustentáveis para a melhoria da qualidade do ambiente construído, sempre respeitando a cultura e os costumes do público-alvo.

 

Secom-JP

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026