A Paraíba o tempo todo  |

Repartições e bancos amanhecem fechados; confira a programação religiosa do feriado

Agências bancárias e repartições públicas municipais, estaduais e federais estarão fechadas amanhã, quando será comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição, para os católicos e de Iemanjá, para os umbandistas.

Os shoppings centers e estabelecimentos comerciais da Capital irão funcionar normalmente, devido às compras de Natal e Ano Novo. Além disso, o sistema de transporte ferroviário que atende os municípios de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux seguirá o horário normal, para que as pessoas possam se deslocar com facilidade.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Capital, a data é considerada feriado religioso municipal conforme a lei nº 8.805/99.

No entanto, os serviços essenciais oferecidos pela Autarquia de Limpeza Urbana (Emlur), Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Defesa Civil não serão afetados e funcionarão normalmente. Tudo volta ao normal na quinta-feira, a partir das 8h.

Religiosidade

Nossa Senhora da Conceição é padroeira de doze Paróquias da Arquidiocese da Paraíba. Confira a programação festiva em algumas delas:

No bairro do Varadouro, em João Pessoa:
O tema da festa é: “Eis aqui a serva do Senhor”.
De: 29 de novembro a 8 de dezembro.
No dia 8: No Porto do Capim:
Às 8h: Procissão Marítima do Porto do Capim até a Ilha da Santa no Rio Sanhauá. Haverá Celebração da Palavra no final.

No Santuário:
Às 9h: Missa Solene celebrada pelo Pe. Alexandre Magno Jardim.
Às 17h: Procissão de Nossa Senhora saindo da Praça do Índio, na Ilha do Bispo. No final tem Missa Campal celebrada pelo Mons. Ednaldo Araújo dos Santos.

Mais informações: Paróquia/Santuário Nossa Senhora da Conceição (83-3222-4777). Pe. Alexandre Magno Jardim.

Em Caaporã:
De: 29 de novembro a 8 de dezembro.
No encerramento: Às 9h: Missa Solene com Crisma celebrada pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Às 10h30: Batismo. Às 15h: Missa de encerramento da festa. Às 16h30: Procissão pelos bairros da cidade.

Mais informações: Paróquia Nossa Senhora da Conceição (83-3286-1464). Pe. Pedro Geraldo Targino da Cunha.

Em Sapé:
O tema da festa é “Maria: modelo de Santidade; sinônimo de Fidelidade”.
De: 23 de novembro a 8 de dezembro.
No último dia: Às 6h: Ofício de Nossa Senhora. Às 9h: Missa da Consagração – Dia de Ação de Graças. Celebrante: Pe. Francisco Samuel Rocha de Sousa. Animação: Terço dos Homens. Liturgia: Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão. Às 16h: Procissão. Também no dia 8 haverá show de forró pé-de-serra no Pátio da Matriz.

Mais informações: Paróquia (83-3283-2235). Pe. Francisco Samuel Rocha de Sousa.

Em Pedras de Fogo:
O tema é: “Nossa Senhora, um olhar sobre a cidade”.
A Festa será de 29 de novembro a 8 de dezembro.
No encerramento: Às 5h: Alvorada. Às 6h: Ofício de Nossa Senhora. Às 9h: Missa Solene. Às 16h: Missa Campal celebrada pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto. Depois, Procissão pelas ruas da cidade.

Mais informações: Par. Santuário Nossa Senhora da Conceição (81-3635-1502). Pe. Cícero Alberes.

No dia 8, Dom Aldo também celebra Missa em Itabaiana às 18h.

História

A Igreja Católica lembra solenemente, no dia 8 deste mês, a Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Vários padres e doutores da Igreja oriental, ao exaltarem a grandeza de Maria, Mãe de Deus, usavam expressões como: “cheia de graças”, e “mais pura que os anjos”. Já a Igreja ocidental, que sempre muito amou a Santíssima Virgem, tinha uma certa dificuldade em aceitar o mistério da Imaculada Conceição. Foi o franciscano e teólogo Duns Scoto, no século XIII, quem tirou a dúvida ao mostrar que era conveniente que Deus preservasse Maria do pecado original, pois era Maria destinada a ser a mãe do Filho dele. Isso era possível para a Onipotência de Deus; portanto, Deus, de fato, a preservou.

Então, rapidamente, a doutrina da Imaculada Conceição de Maria foi introduzida no calendário romano. A própria Virgem Maria, em 1830, apareceu a Santa Catarina de Labouré pedindo que se cunhasse uma medalha com a oração: “Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós”. E quatro anos depois que a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma, em 1854, através da Bula “Ineffabilis Deus”, do Papa Pio IX, “Maria isenta do pecado original”, a própria Virgem, na sua aparição em Lourdes, confirmou a definição dogmática dizendo para Santa Bernardete Soubirous: “Eu sou a Imaculada Conceição”.

 

Redação

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe