A rede Hemocentro da Paraíba promove a partir desta terça-feira, 10, mais uma edição da campanha “Bloco da Vida está na Avenida: Doe Sangue”. O objetivo da campanha é conseguir um estoque em torno de mil bolsas de sangue, para atender a demanda da rede hospitalar paraibana neste período de festejos carnavalescos em que normalmente ocorre maior número de atendimentos e demandas.

Verônica Morais, Coordenadora Geral da Rede Hemocentro, espera ampla adesão da sociedade para que a campanha, que vai até o dia 20, possa ter pleno êxito. “Antes de cair na folia exerça sua cidadania, passe no Hemocentro e ajude a salvar vidas. É com esse espírito que a Rede Hemocentro da Paraíba apela à população para a importância da doação de sangue nesse período do ano”, destaca.

A Coordenadora do Serviço Social do Hemocentro da Paraíba, Maria das Neves Pereira, explica que esse período é importante, tendo em vista que se registra grande movimentação nos hospitais em razão das festas de carnaval. “A quantidade de doadores, que sempre varia de 80 a 100, cai devido à época de férias. Então estamos com essa campanha para conscientizar a população sobre a importância da doação, lembrando que o gesto é muito mais que cidadania, e sim, uma demonstração de amor ao próximo”, ressalta.

De acordo com a coordenadora do Serviço Social do Hemocentro, o órgão geralmente trabalha com três mil bolsas, o que significa um estoque razoável, mas para se preparar para o carnaval, período em que ocorrem muitos acidentes porque as pessoas se excedem, a meta é coletar muito mais bolsas do que o atendimento normal. “A demanda é crescente nesse período, daí a importância da participação da população”, justifica Maria das Neves Pereira.

Todo material coletado pelo Hemocentro passa por exames de Sífilis, HIV, Hepatite B e C e HTLV I e II. Os doadores são submetidos a entrevista clínica, quando serão verificados peso, temperatura e pressão arterial. Só pode ser doador quem tiver peso mínimo de 50 kg, idade entre 18 anos a 65 anos e não ingerir bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação de sangue.

Para essa campanha, o Hemocentro continua com toda infra-estrutura para receber doadores, atendendo em todos os dias, inclusive aos sábados, com uma equipe capacitada e bem treinada. O Hemocentro sede fica localizado na Av. Dom Pedro II, vizinho à Secretaria de Saúde do Estado. Os telefones para contatos são 218-7698 e 218-7600.

Para ser doador, basta ter idade de 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue coletado.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender quase 50 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos, distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

 

SECOM

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

UEPB está entre as instituições que pode reduzir participação no Sisu

Diversas universidades estaduais estão cogitando retirar vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), plataforma usada pelo Ministério da Educação (MEC) para ofertar vagas em Instituições Públicas de Ensino Superior usando as notas…

Concurso para Procuradoria do Estado terá 12 vagas e edital deve sair em novembro

O concurso público da Procuradoria-Geral do Estado da Paraíba terá 12 vagas para o cargo de procurador. A informação foi revelada pelo procurador-geral do Estado, Fábio Andrade Medeiros. Fábio Andrade…