A Paraíba o tempo todo  |

Rede Hemocentro faz campanha para abastecer hospitais no carnaval

A rede Hemocentro da Paraíba promove a partir desta terça-feira, 10, mais uma edição da campanha “Bloco da Vida está na Avenida: Doe Sangue”. O objetivo da campanha é conseguir um estoque em torno de mil bolsas de sangue, para atender a demanda da rede hospitalar paraibana neste período de festejos carnavalescos em que normalmente ocorre maior número de atendimentos e demandas.

Verônica Morais, Coordenadora Geral da Rede Hemocentro, espera ampla adesão da sociedade para que a campanha, que vai até o dia 20, possa ter pleno êxito. “Antes de cair na folia exerça sua cidadania, passe no Hemocentro e ajude a salvar vidas. É com esse espírito que a Rede Hemocentro da Paraíba apela à população para a importância da doação de sangue nesse período do ano”, destaca.

A Coordenadora do Serviço Social do Hemocentro da Paraíba, Maria das Neves Pereira, explica que esse período é importante, tendo em vista que se registra grande movimentação nos hospitais em razão das festas de carnaval. “A quantidade de doadores, que sempre varia de 80 a 100, cai devido à época de férias. Então estamos com essa campanha para conscientizar a população sobre a importância da doação, lembrando que o gesto é muito mais que cidadania, e sim, uma demonstração de amor ao próximo”, ressalta.

De acordo com a coordenadora do Serviço Social do Hemocentro, o órgão geralmente trabalha com três mil bolsas, o que significa um estoque razoável, mas para se preparar para o carnaval, período em que ocorrem muitos acidentes porque as pessoas se excedem, a meta é coletar muito mais bolsas do que o atendimento normal. “A demanda é crescente nesse período, daí a importância da participação da população”, justifica Maria das Neves Pereira.

Todo material coletado pelo Hemocentro passa por exames de Sífilis, HIV, Hepatite B e C e HTLV I e II. Os doadores são submetidos a entrevista clínica, quando serão verificados peso, temperatura e pressão arterial. Só pode ser doador quem tiver peso mínimo de 50 kg, idade entre 18 anos a 65 anos e não ingerir bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação de sangue.

Para essa campanha, o Hemocentro continua com toda infra-estrutura para receber doadores, atendendo em todos os dias, inclusive aos sábados, com uma equipe capacitada e bem treinada. O Hemocentro sede fica localizado na Av. Dom Pedro II, vizinho à Secretaria de Saúde do Estado. Os telefones para contatos são 218-7698 e 218-7600.

Para ser doador, basta ter idade de 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue coletado.

A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender quase 50 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Para tanto é composta por uma rede de dez hemonúcleos, distribuídos nos municípios de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha, além de um regional em Campina Grande.

 

SECOM

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe