Categorias: Paraíba

Recusa de Bolsonaro expõe risco da cloroquina para Covid-19, alerta Veneziano

Ao participar de mais uma sessão remota do Senado Federal na tarde e noite de ontem, quarta-feira (20), o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) afirmou que a recusa do presidente da República, do ministro da Saúde e de médicos e técnicos da pasta em assinar o novo protocolo para autorizar o uso da cloroquina no tratamento de pacientes com Covid-19 comprova os riscos que o medicamento pode causar.

Veneziano disse que ninguém no governo assinou simplesmente porque não quer assumir os riscos. O novo protocolo do Ministério da Saúde para liberar o uso da cloroquina até mesmo em pacientes contaminados por Covid-19 em sintomas leves não é assinado pelo presidente da República, nem pelo ministro da Saúde e sequer por um técnico ou médico colaborador. O texto divulgado tem apenas a informação de que trata de “orientações do Ministério da Saúde para tratamento medicamentoso precoce de pacientes com diagnóstico da Covid-19”.

“Observemos o quão arriscado é essa medida: nenhuma autoridade, nenhuma, desde aquele que deveria fazê-lo, que é o ministro que substituiu o ex-ministro Nelson Teich, nenhum outro secretário, absolutamente, ninguém do Ministério da Saúde, nem tão pouco o próprio presidente da República assume, assinando esse protocolo”, disse Veneziano, em pronunciamento durante a sessão.

De acordo com o senador paraibano, a recusa evidencia “a completa desconfiança daquilo que, nesses últimos dias, tem sido sustentado pelo presidente, que é o uso da cloroquina. É algo que me chamou a atenção e ao senador Humberto Costa, que, utilizando o seu tempo, também assim mencionou uma preocupação devida”.

Paciente se responsabiliza pelo uso – Veneziano também afirmou que o presidente da República e Ministério da Saúde não agiram corretamente, ao incentivar a ideia do uso da cloroquina, mas jogar a responsabilidade sobre os riscos para o próprio paciente. É que o protocolo divulgado pelo governo sem a assinatura de ninguém obriga o paciente que fora tratado com a cloroquina a assinar um termo, se responsabilizando pelos riscos.

“Os integrantes do governo e o próprio presidente da República não tem nenhuma, longe dele, absolutamente, qualquer segurança sobre a aplicação da cloroquina, muito pelo contrário, fazem com que o paciente que seja tratado com o medicamento assine termos de responsabilidade, assumindo, ele próprio, os riscos”, disse Veneziano.

O senador finalizou lamentando a atitude do governo que incentiva o uso da cloroquina, faz campanha para que a população se convença – tanto que, hoje, muitos apoiadores do presidente defendem abertamente o uso do medicamento para tratar a Covid-19, mesmo sem qualquer base científica – e, no momento da decisão, joga a responsabilidade para quem acreditou na palavra do presidente.

Assessoria de Imprensa

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026