Equipamentos como home theater, notebooks, câmaras digitais, celulares e periféricos de computador foram alguns dos equipamentos apreendidos, ontem, pela Receita Federal em João Pessoa na operação nacional ‘Leão Expresso 4’, que aconteceu simultaneamente em 33 cidades do país. Na Paraíba, a cidade escolhida foi a capital.
O objetivo da fiscalização foi combater o comércio irregular de mercadorias estrangeiras, compradas por encomendas dos Correios, por intermédio da internet. Segundo a Receita, os remetentes e destinatários de mercadorias estrangeiras com indícios de práticas de contrabando e descaminho serão intimados a apresentar os documentos que comprovem a entrada regular no país. Os auditores avaliaram a origem das mercadorias, comprovação e a situação relacionada aos tributos legais.
Segundo o chefe da equipe de Fiscalização Aduaneira da Delegacia da Receita Federal em João Pessoa, Paulo Sérgio Costa, a fiscalização já acontece quinzenalmente na capital paraibana e será a partir deste mês intensificada. “A diferença da operação ‘Leão Expresso 4’ para as que já realizamos normalmente a cada quinze dias é porque esta foi de abrangência nacional. Porém, a partir deste mês de outubro vamos intensificar a fiscalização. Ela será agora semanal. Uma das razões é porque no último trimestre do ano aumenta a compra de produtos estrangeiros pelos Correios de maneira irregular”, revelou.
A estimativa é que a mercadoria irregular apreendida na operação de, ontem, chegue a R$ 50 mil, mas no acumulado do ano o montante já ultrapassa R$ 500 mil. De acordo com Paulo Sérgio, a Receita Federal exige no ato da fiscalização mais que a nota fiscal, mas a comprovação legal de todo o processo legal de compra e venda do produto como a Declaração de Importação.
Jornal da Paraíba
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva será exaltado na Sapucaí no Carnaval de 2026.…
O vereador de João Pessoa, Guga Pet, usou seu perfil numa rede social para explicar…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cônia Lima, comentou, em entrevista ao jornalista Luis Torres,…
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) decidiu, por unanimidade nesta quinta-feira (12), pela improcedência…
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou as ações contra a escola de samba fluminense Acadêmicos…
O ex-presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB), Jackson Macedo, usou seu…