Categorias: Paraíba

Receita Estadual publica dia 31 de agosto o IPM da cota-parte do ICMS de 2017 de municípios

A Secretaria de Estado da Receita (SER) publica no dia 31 de agosto, por meio do Diário Oficial Eletrônico da Receita Estadual (Doe-SER), o Índice de Participação dos Municípios (IPM) da cota-parte do ICMS para o ano de 2017, conforme determina a Constituição Federal. Do total da arrecadação do tributo estadual do ICMS, o percentual de 25% é repassado aos 223 municípios paraibanos, tomando como base o IPM de cada cidade.

 

Para se ter uma ideia do volume distribuído da cota-parte do ICMS para os municípios paraibanos, somente no primeiro semestre deste ano o Governo da Paraíba repassou aos cofres das 223 prefeituras do Estado R$ 570,526 milhões, distribuídos de acordo com o IPM de cada um dos municípios.

 

O Índice de Participação dos Municípios (IPM) é composto de 75% da média do Índice do Valor Adicionado dos dois exercícios anteriores ao ano da apuração; do índice resultante da distribuição de 20% equitativamente para o total dos 223 municípios da Paraíba e do índice resultante da distribuição de 5% pelo fator populacional de cada município. O Valor Adicionado, em síntese, é o resultante do movimento econômico (adição de riqueza) do município, ou seja, resultante da geração de riquezas, desvinculado da arrecadação do ICMS no Município, mas sob sua abrangência. O valor adicionado é apontado pela diferença entre o valor das saídas de mercadorias mais os serviços prestados de uma empresa e o valor das mercadorias recebidas mais os serviços adquiridos, em cada ano civil, na mesma empresa.

 

IMPORTÂNCIA PARA PLANEJAMENTO – Segundo o chefe do Núcleo de Declarações da Receita Estadual, Romonilton Ferreira de Lima,o IPM “é de extrema importância para o planejamento orçamentário e para a consecução de políticas públicas dos municípios paraibanos, uma vez que define o percentual que cada município fará jus na distribuição do ICMS arrecadado, no exercício seguinte ao da apuração. Ou seja, ao longo de 2017. Como o índice é definido previamente a cada ano, as prefeituras municipais poderão fazer melhor o planejamento do orçamento municipal”, destacou. A Receita Estadual recebeu 128 processos de impugnações, oriundos de sete municípios do Estado, questionando os dados que compõem o IPM. Essa fase está em avaliação final para definir os índices de cada um dos 223 municípios.

 

DOE-SER – O IPM dos 223 municípios, referente ao ano de 2017, será publicado pela primeira vez no Diário Oficial Eletrônico da Receita Estadual (DOE-SER). Os municípios e gestores públicos poderão ter acesso à lista no dia 31 de agosto por meio link https://www.receita.pb.gov.br/ser/servirtual/2016-01-05-19-01-00. Até o ano passado, a lista do IPM era publicada no Diário Oficial do Estado.

 

O QUE É IPM? -O Índice de Participação dos Municípios (IPM) representa um percentual, pertencente a cada município, a ser aplicado em 25% do montante da arrecadação do ICMS. É esse índice que permite ao Estado entregar as cotas-partes dos municípios referentes às receitas do ICMS, conforme está previsto na legislação vigente.



Redação

 

Últimas notícias

PB Agora/Anova: Cícero Lucena aparece em primeiro na pesquisa, seguido por Lucas Ribeiro; VEJA NÚMEROS

A pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quarta-feira…

28 de janeiro de 2026

Filho de policial reformado é morto a tiros na capital paraibana

Um assassinato foi registrado na noite de ontem (27), quando um filho de um policial…

28 de janeiro de 2026

Matrículas para novas atividades da Vila Olímpica Parahyba começam nesta quarta-feira

Começam nesta quarta-feira (28) as matrículas do primeiro semestre de 2026 da Vila Olímpica Parahyba…

28 de janeiro de 2026

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá O presidente…

28 de janeiro de 2026

PM recupera mais de 130 celulares roubados e prende 2 suspeitos

A Polícia Militar recuperou 133 aparelhos celulares que haviam sido roubados de uma loja de…

28 de janeiro de 2026

Cida sobre críticas a federação do PT: “A gente respeita a posição de Couto, mas não é única”

Em entrevista na noite de ontem (27), ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de…

28 de janeiro de 2026