Categorias: Paraíba

RC discute avanços na área hídrica da PB

 O governador Ricardo Coutinho participou, na tarde desta quinta-feira (30), na Granja Santana, de uma reunião para discutir os avanços na área hídrica e do meio ambiente na Paraíba, em especial a ampliação do Programa Água Doce, uma parceria do Governo Federal e Estadual, que pretende implantar e/ou recuperar 93 Sistemas de Dessalinização de água em várias cidades do Estado.

 

Participaram da reunião o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Ricardo Soavinski, o fiscal do convênio do Programa Água Doce do MMA, Samuel Rodrigues, o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Saraiva Ferreira, o coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka e o secretário executivo do Meio Ambiente, Fabiano Lucena.

 

Na ocasião, Ricardo enfatizou que, por meio do Programa Água Doce, o Governo está transformando a realidade de muitas famílias carentes da Paraíba. “O Água Doce é um grande programa em nível nacional e, se for potencializado, trará ainda mais benefícios à população. O impacto de você viabilizar o uso da água através do tratamento adequado desse líquido é algo muito importante”, frisou.

 

Durante a reunião, o governador ainda reforçou a necessidade da conclusão da transposição do São Francisco. “O Governo precisa concluir as obras do São Francisco. É uma questão de sobrevivência para muitas áreas nordestinas. Já temos cerca de cinco anos sem chuvas frequentes, o que está prejudicando muito o Nordeste”, falou.

 

O secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano/MMA, Ricardo Soavinski, afirmou que o Governo Federal está trabalhando para que a transposição do São Francisco seja concluída o quanto antes. Ele ainda destacou que veio à Paraíba para inaugurar Sistemas de Dessalinização de água em duas cidades do Estado – Taperoá e Tenório – nesta sexta-feira (30).

 

“O Água Doce é um projeto em parceria entre os governos e estamos aqui para entregar quatro sistemas de dessalinização que irão beneficiar comunidades de Tenório e Taperoá. Também aproveitamos para conhecer melhor o andamento dos trabalhos na área hídrica no Estado, como barragens, adutoras, bem como também buscamos informações sobre o plano estadual de resíduos sólidos. Percebo que os projetos estão sendo bem executados e por isso fiquei muito satisfeito com a visita. Apesar da crise hídrica que enfrentamos, creio que através do esforço conjunto do Governo Federal e Estadual dias melhores estão por vir”, comentou.

 

Segundo o coordenador nacional do Programa Água Doce, Renato Ferreira, o projeto atende no momento 10 estados brasileiros. “Já temos obras em seis estados do Nordeste, entre eles, a Paraíba. Hoje são 700 obras contratadas de um total de 1.200 que devemos implantar no conjunto dos estados. Com o Água Doce, a gente evita que a população consuma águas contaminadas, dando acesso a água potável, consequentemente, melhorando a qualidade de vida e de saúde das comunidades da zona rural”, ressaltou.

 

“Através das Unidades de Dessalinização de água, o líquido é tratado, tornando-se potável e adequado para o consumo dos moradores. No momento, temos sete unidades em funcionamento, beneficiando 1.389 famílias. Dez unidades estão prontas para inauguração e 17 em construção. No total serão 93 no Estado”, disse o coordenador estadual do Programa Água Doce, Robi Tabolka.

 

PB Agora

Últimas notícias

Erro de identificação: paraibano é preso por causa de homônimo acusado de assaltos em Natal

Um homem morador do município de Itabaiana, no Agreste paraibano, foi preso por engano na…

10 de fevereiro de 2026

TJPB: relator vota por substituir prisão de Hytalo Santos e Euro por medidas cautelares

O casal de influenciadores digitais Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, poderá ser…

10 de fevereiro de 2026

Na PB, ministro defende União Brasil com Lula em 2026 e articulação com palanques de Cícero e Lucas

Indicado pelo Centrão e ligado politicamente ao senador Davi Alcolumbre, o ministro das Comunicações, Frederico…

10 de fevereiro de 2026

“Adriano é um nome que acrescentaria muito à chapa”, destaca Nabor Wanderley ao também defender Galdino como vice em 2026

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley, negou nesta…

10 de fevereiro de 2026

Cotado, Galdino reforça que não foi procurado sobre vice de Lucas e que ainda mantém nome no radar para vaga no TCE

Cotado para integrar a chapa majoritária de 2026, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…

10 de fevereiro de 2026

PT da Paraíba inicia reuniões do Grupo de Trabalho Eleitoral para organizar estratégia rumo às eleições

O Partido dos Trabalhadores da Paraíba realiza nesta terça-feira, às 17h, na sede estadual da…

10 de fevereiro de 2026