O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), apontou que a Paraíba é o segundo estado do Nordeste com melhor indicador de Sustentabilidade Ambiental. Para se ter ideia, no NE a Paraíba só fica atrás do estado de Sergipe.
O pilar de Sustentabilidade Ambiental do Ranking de Competitividade mostra que conciliar crescimento econômico com preservação ambiental é um desafio urgente. Externalidades negativas antes pouco visíveis, como emissões de poluentes e desmatamento, já se traduzem em custos e prejuízos concretos para a sociedade. Neste âmbito a Paraíba se destaca a frente dos estados como o Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Piaui e Maranhão.
Com peso de 9,2% no ranking, o pilar de Sustentabilidade Ambiental avalia indicadores como emissões de gases poluentes, desmatamento, tratamento de esgoto, resíduos sólidos e manejo de recursos hídricos, revelando como os estados estão atuando para promover um modelo de desenvolvimento mais sustentável no curto e no longo prazo. Ou seja, a gestão do atual governador João Azevêdo (PSB), se destacou bastante no levantamento nacional tendo em vista que muitos desses aspectos recaem sobre sua responsabilidade administrativa. Acesse os dados gerias no link: www.rankingdecompetitividade.org.br
Veja a posição da Paraíba:
Redação








