Quintans acusa bancos oficiais de “terrorismo psicológico” a pequenos agricultores da Paraíba
Os bancos oficiais estão praticando terrorismo psicológico contra os produtores rurais do Semi-árido Nordestino, que além de estarem pagando juros extorsivos, sofrem ameaças constantes de ter os seus bens penhorados e leiloados pela Justiça. A denúncia é do deputado estadual Francisco de Assis Quintas (DEM), autor da proposta de realização do Seminário “Crédito e Endividamento Rural no Semiárido Nordestino”, promovido pela Assembleia Legislativa, que será realizado entre no dia 07 de agosto, das 08h00 às 17h00, no auditório da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan).
No evento, que tem por objetivo disutir os efeitos das sucessivas normas legais e infralegais de renegociação das Operações de Crédito Rural sobre o endividamento na região Nordeste, os produtores rurais terão a oportunidade, conforme o deputado, de expor as suas dificuldades e propor o enaminhamento de soluções para o problema. Quintans enfatiza que não existe predisposição alguma para o calote, “uma vez que todos são conscientes de suas responsabilidades e querem uma solução pacífica e que atenda aos interesses de todas as partes envolvidas no ciclo produtivo”.
– Esperamos que essa discussão democrática, que será realizada na Asplan, levo o Governo Federal a uma reflexão que leve à solução definitiva do problema – destacou o parlamentar, que vê outra solução que não seja de comum acordo entre os produtores rurais e os bancos oficiais.
Quintans disse ainda que não dispõe do quantitativo exato da dívida, que aumenta a cada, segundo ele, pela ação de juros extrosivos que torna a dívida impagável ma maioria dos casos. O democratica também vê discriminação no que diz respeito à taxa de juros de região para região.
No caso dos produtores rurais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, as dívidas contraídas na década de 1990 imputavam uma taxa média de 6% a 8%, enquanto para os produtores rurais do Semi-árido Nordestino do bolsão seco os juros médios atingem um patamar superior a 18%.
“Isso é inconcebível e será comprovado pelos advogados disponibilizados pelas entidades representativas dos produtores rurais nordestinos, que a política adotada pelo Governo no setor é totalmente inconcebível e equivocada”, declarou Quintans, enfatizando que o evento não direcionará críticas unicamente ao Governo Lula, “mas a todos as demais administradores anteriores, que também trataram o assunto de forma desigual entre as regiões”.
Blog do Geovaldo
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O Botafogo-PB anunciou oficialmente neste sábado (17), a contratação do lateral-esquerdo Luiz Fernando, de 25 anos, conhecido como Bull.…
Vila Olímpica Parahyba será palco neste domingo (18) de muitas brincadeiras e recreação com crianças…
O presidente Lula foi convidado pelo presidente dos EUA (Estados Unidos), Donald Trump, para integrar…
O Brasil fez de novo. Em uma final marcada pela chuva e pelo caos, a Canarinha…
Começa nesta segunda-feira (19) a programação do ‘Férias Funesc’, projeto da Fundação Espaço Cultural da…
O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevêdo (PSB), garantiu que a formação…