Quedas lideram atendimentos nos Traumas de JP e CG no feriado de Páscoa

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, realizou durante o fim de semana 518 atendimentos, sendo que 193 foram considerados casos graves ou gravíssimos. Nesse período, a unidade de saúde realizou 60 procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da 0h da quinta-feira (14) até às 23h59 desse domingo (17).

Durante o fim de semana, as ocorrências envolvendo quedas lideraram as entradas da emergência, com 124 casos, seguidas por 88 acidentes de moto. Outros casos registrados na unidade de saúde foram corpo estranho (71), trauma (17), agressão física (12), acidente de bicicleta (oito), queimadura (oito), acidente de automóvel (oito), atropelamento (cinco), arma de fogo (cinco) e arma branca (cinco). Os casos clínicos em destaque foram Acidente Vascular Cerebral (30) e Acidente Vascular (oito).

A faixa etária dos 19 aos 59 anos foi responsável pela maioria das entradas na instituição com 337 pacientes, seguida por pessoas com mais de 60 anos (93), crianças de 0 a 12 anos (66) e de 13 a 18 com 22 casos.

O bairro de Mangabeira lidera os atendimentos com 32 entradas, seguido por Valentina (25), Pedro Gondim (18), Cruz das Armas (17) e Mandacaru (14). Já em relação aos municípios, Bayeux lidera com 30. Na sequência estão Santa Rita (29), Conde (21), Cabedelo (10) e Lucena (sete).

Perfil – O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena atende casos de urgência e emergência, contudo, muitos procuram a instituição para atendimentos clínicos, não levando em consideração o tipo de assistência prestada pela unidade de saúde, voltada para situações de média e alta complexidade, a exemplo de vítimas de trauma (acidentes e desastres), violência, queimadura, Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hemorragias digestivas.

EM CAMPINA GRANDE

O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, em Campina Grande, que integra a rede hospitalar do Governo do Estado, realizou 859 atendimentos durante o feriadão da Páscoa. O balanço tem como base as entradas realizadas a partir da zero hora da quinta-feira (14) até as primeiras horas desta segunda-feira (18). Nesses dias, foram realizadas 65 cirurgias de urgência e emergência.

De acordo com a assessoria de imprensa da unidade de saúde, dos 859 atendimentos, 144 foram para vítimas de queda, superando os acidentes de moto (98). Outros casos de emergência registrados na unidade de saúde foram acidentes de automóvel (16), agressão física (20), vítimas de projéteis de arma de fogo (cinco), arma branca (dois), atropelamentos (três) e acidentes com bicicleta (quatro). Os demais atendimentos médicos foram na clínica médica e na pediatria.

A unidade de saúde disponibiliza 298 leitos, 301 médicos, sendo 64 em regime de plantão presencial 24 horas. O hospital dispõe de seis salas no bloco cirúrgico e é referência em trauma para 203 municípios da Paraíba.

Últimas notícias

Vice-governador terá novo período de comando na gestão estadual antes da transição oficial em abril

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), vai se licenciar do cargo no final de…

4 de fevereiro de 2026

João critica ‘matematização’ e diz que março será decisivo para nominata do PSB

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), falou nesta quarta-feira (04), em entrevista à Pop…

4 de fevereiro de 2026

De olho na reeleição na Câmara, Romero evita vice de Cícero e joga preferência para Pedro

O deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) revelou nesta quarta-feira (4) sua preferência pelo ex-deputado federal…

4 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa veta isenção da Zona Azul e mantém tolerância de 20 min para motoboys

A Prefeitura de João Pessoa informou, por meio de nota emitida nesta quarta-feira (04), que…

4 de fevereiro de 2026

Hugo admite possibilidade de Republicanos disputar vice em 2026, mas descarta imposição: “Isso será construído com diálogo”

O deputado federal e presidente do Republicanos na Paraíba, Hugo Motta, afirmou nesta quarta-feira (04),…

4 de fevereiro de 2026

Cícero, Veneziano e Fábio Ramalho juntos em Brasília alimentam rumores sobre chapa

Um registro feito no gabinete do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), em Brasília nessa…

4 de fevereiro de 2026