Categorias: Paraíba

Quais as consequências para quem falsifica o comprovante de vacina?

PUBLICIDADE

Do governo a empresas, passaporte de vacinação começa a ser exigido em ambientes fechados

Desde grandes centros às pequenas cidades, o comprovante de imunização é exigido para o ingresso em estabelecimentos comerciais. Com o retorno gradual às atividades presenciais, o chamado passaporte da vacina passou a ser requisito para ingresso em locais públicos com pouca ventilação e com aglomeração, incluindo empresas, universidades e escolas.

O entendimento, hoje, é que a Lei n° 13.979/2020, que dispõe sobre o combate ao coronavírus, permite ao Poder Público adotar medidas visando ao controle e ao enfrentamento da pandemia. Assim, a exigência do comprovante de vacina é uma medida que pode ser adotada por estados e municípios.

A cidade de São Paulo começou a exigir o comprovante de vacinação contra a covid-19 desde 1° de setembro em todos os eventos com público superior a 500 pessoas. Para outros estabelecimentos comerciais, a medida é opcional. Na mesma data, o Rio de Janeiro passou a cobrar o comprovante para a entrada em cinemas, academias, estádios e estabelecimentos de uso coletivo.

Saindo do Sudeste, o passaporte da vacina vai ser exigido em Florianópolis a partir de 16 de novembro para todos os serviços do setor de eventos, como shows, feiras, congressos e jogos esportivos com público superior a 500 pessoas. No Rio Grande do Sul, o passaporte é exigido desde 18 de outubro em festas e eventos.

No Nordeste, a Paraíba sancionou uma lei, em 14 de outubro, que estabelece a necessidade de apresentação do comprovante de vacinação para quem entrar em estabelecimentos comerciais, como bares e restaurantes, e shows. Além disso, as pessoas que se recusarem a receber a vacina no estado não poderão se inscrever em concurso público.

Na Bahia, o governador, Rui Costa, anunciou que vai exigir o passaporte da vacina para acesso a locais públicos. No entanto, não há data definida para início da exigência, a medida só vai ser adotada com o avanço da aplicação da segunda dose da vacina anticovid-19.

A não vacinação ou a falsificação do comprovante pode trazer sérias consequências. Quem explica é o advogado criminalista David Metzker: “por se tratar de documento público, quem falsifica o comprovante pode incorrer no crime de falsificação de documento público, previsto no Artigo 297 do Código Penal, cuja pena é de 2 a 6 anos (de detenção) e multa. Caso a pessoa seja funcionária pública e pratica a fraude se valendo de tal função, a pena aumenta em 1/6. Caso o comprovante seja verdadeiro, mas as informações ali contidas falsas, temos o crime de falsidade ideológica, cuja pena é de 1 a 5 anos (de prisão) e multa. Caso seja funcionário público, a pena aumenta”, explicou.

As pessoas que não tomaram a vacina podem não acessar determinados locais ou enfrentar punições no local de trabalho, e ficam sujeitas até à demissão. “Todavia, esse tema ainda tem muitas divergências, e os tribunais irão se posicionar”, ressaltou David. No fim de junho, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de São Paulo confirmou, pela primeira vez, a demissão de uma funcionária que se recusou a tomar vacinar contra covid-19. A decisão foi baseada no entendimento de que o interesse particular não pode prevalecer sobre o coletivo. As informaçõs são do portal SBT News

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João volta a tratar como paroquiana briga do PSB em Cajazeiras e joga para agosto definições em Cabedelo e Santa Rita

O governador João Azevêdo (PSB), em entrevista nesta segunda-feira (29) voltou a tratar como paroquiana…

29 de abril de 2024

Pré-candidatos a vereador do PDT/JP se reúnem nesta 3ª para tentar barrar pré-candidatura de João Almeida pelo partido

Em meio a um imbróglio político, a direção municipal do PDT de João Pessoa vai…

29 de abril de 2024

LEI: Na Paraíba, estudantes terão Passe Livre nos dias do Enem

A Paraíba ganhou mais uma lei que apoia os estudantes do Estado. A Lei 13.182/24…

29 de abril de 2024

Senadora Daniella Ribeiro destina R$ 2,7 milhões para associações de João Pessoa

Ao lado do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) participou…

29 de abril de 2024

Defensoria Pública da PB consegue anular condenação de homem sentenciado a 25 anos de prisão quando ainda era menor

A Defensoria Pública da Paraíba (DPE-PB) recorreu ao Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e…

29 de abril de 2024

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade sobre desabamento de estrutura

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024