Categorias: Paraíba

Quadrilha vendia gabaritos por até R$ 500 mil e usava laranjas em concursos públicos, revela PF

PUBLICIDADE

Uma organização criminosa especializada em fraudes em concursos públicos foi alvo da Operação Última Fase, deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (2), em ação conjunta com o Ministério Público Federal (MPF). O grupo, segundo as investigações, atuava de forma articulada e sofisticada, com base em Patos, no Sertão da Paraíba, e movimentava valores altos — chegando a cobrar até R$ 500 mil para garantir a aprovação de candidatos.

Os criminosos acessavam as provas antes da aplicação oficial e repassavam gabaritos, fotos das questões e até o tema da redação aos “clientes” poucas horas antes dos exames. Em alguns casos, usavam documentos falsos para que candidatos mais bem preparados, integrantes da própria quadrilha, realizassem as provas no lugar dos contratantes — uma prática conhecida como “laranjal de concursos”.

De acordo com o MPF, pai e filha chegaram a negociar uma vaga de auditor-fiscal do Trabalho por meio de fraude, citando o suborno de vigilantes, a desativação de câmeras de segurança e os altos valores envolvidos. As fraudes atingiram certames de grande porte, como o Concurso Nacional Unificado (CNU), concursos da Caixa Econômica Federal, polícias civis, Polícia Federal e até o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A operação foi deflagrada em três estados — Paraíba, Pernambuco e Alagoas — com o cumprimento de 12 mandados de busca e apreensão e medidas cautelares de afastamento de candidatos aprovados que fraudaram o ingresso no serviço público.

A Justiça Federal expediu mandados contra três líderes do esquema, além de determinar o afastamento imediato de servidores públicos que teriam sido aprovados de forma ilícita. Os investigados devem responder por fraude em certame de interesse público, organização criminosa, lavagem de dinheiro e falsificação de documento público.

Segundo a Polícia Federal, os “clientes” que contrataram os serviços também estão sendo identificados e poderão ser responsabilizados criminalmente. O objetivo da operação é preservar a lisura dos concursos e impedir que cargos públicos sejam ocupados por pessoas que burlaram o processo seletivo.

Redação

Últimas notícias

Aguinaldo diz que regulação da IA está 90% pronta para votação

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) afirmou nessa quarta-feira (25) que o relatório do Marco…

26 de março de 2026

PB Agora/Anova: números apontam manutenção do protagonismo de João e Vené na disputa pelo Senado

A mais nova pesquisa PB Agora/ANOVA, registrada em 20 de março de 2026 no Tribunal Regional…

26 de março de 2026

Cícero comemora liderança e reconhecimento em pesquisa PB Agora/Anova

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comentou com entusiasmo o resultado da mais…

26 de março de 2026

Coordenador da campanha de Cícero, Leitão festeja liderança em pesquisa e projeta vitória em 1º turno

O deputado estadual Felipe Leitão, coordenador da campanha de Cícero Lucena (MDB), celebrou nesta quinta-feira…

26 de março de 2026

Pesquisa PB Agora/Anova: Flávio Bolsonaro é o mais rejeitado entre presidenciáveis na Paraíba

A mais recente pesquisa realizada pelo Instituto Anova em parceria com o portal PB Agora,…

26 de março de 2026

PB Agora/Anova: Efraim Filho lidera rejeição ao Governo da Paraíba; VEJA NÚMEROS

Pesquisa do Instituto Anova, em parceria com o portal PB Agora, divulgada nesta quinta-feira (26),…

26 de março de 2026