A Paraíba o tempo todo  |

PT fará plenária na próxima sexta-feira

 Nesta sexta, 18, acontece a plenária “Dialoga João Pessoa – Cultura”

 

Presidente do PT de João Pessoa critica a falta de políticas públicas da Prefeitura

João Pessoa é conhecida como uma das cidades da Paraíba com grande efervescência cultural, porém, a falta de Políticas Públicas nesta área está acarretando o fim de algumas manifestações culturais, e a migração de artistas para outras cidades. Para tratar sobre os problemas e possíveis soluções sobre o tema, nesta sexta-feira, 18, a partir das 18h30, no estacionamento do Sebo Cultural (Centro de João Pessoa), acontece mais uma plenária do #DialogaJoãoPessoa.

 

A atividade desenvolvida pelo Partido dos Trabalhadores de João Pessoa traz o tema “Cultura” para o debate, e chama artistas de diversas áreas para participarem. “Há quase quatro anos estamos vendo João Pessoa perdendo a sua identidade cultural. Um exemplo bem recente foi o tratamento dado aos grupos de frevo sobre o repasse do investimento feito pela Prefeitura este ano. Além da redução do investimento, o valor foi entregue poucos dias antes do desfile, impedindo a confecção das roupas”, explicou a presidenta do PT de João Pessoa, Aparecida Diniz.

 

Ela ainda acrescentou que a valorização dos grupos que fazem o Carnaval Tradição é de grande importância para a nossa Cultura: “Além de preservar uma parte da nossa história, uma história construída por gerações, o Carnaval Tradição pode ser transformado em um grande atrativo turístico para a cidade. Nossas tribos indígenas e as ala ursas são apenas dois exemplos de manifestações culturais que atraem o interesse dos turistas, porém, precisam de incentivo, precisam ser mantidos vivos”.

 

Outra queixa frequente entre as pessoas que fazem e que consomem cultura na cidade é que a Funjope, que é uma Fundação, virou uma promotora de eventos. “A Funjope não exerce o papel que deveria. Ela não promove políticas culturais, apenas festas e shows. O e assim mesmo, deixando de valorizar os artistas locais, e quando faz não honra os pagamentos. São inúmeros os artistas da nossa terra que ainda não receberam por serviços prestados à Prefeitura”, disse Aparecida.

 

Finalizando, a presidenta municipal do PT ressaltou que “o que falta para a Funjope, e para a Prefeitura, é sensibilidade e competência administrativa para enxergar a Cultura como um dos caminhos para o desenvolvimento, a exemplo de diversas cidades que usam a cultura local para atrair investimentos”: “Políticas Públicas na área da Cultura são fundamentais, inclusive, para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, até mesmo como possibilidade de um caminho para o futuro. Precisamos descobrir novos escritores, novos atores, diretores, musicistas, cantores, artistas plásticos, artesãos…O que posso dizer é que essa não é a política para a Cultura que queremos para a nossa cidade. Não mesmo!”.

 


Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe