A Paraíba o tempo todo  |

Protesto vai instalar ‘Ghost Bike’ para lembrar morte de idoso

Protesto vai instalar ‘Ghost Bike’ na Josefa Taveira para lembrar morte de idoso

Um protesto está sendo convocado pelas redes sociais para a próxima sexta-feira, 2, com concentração na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, e que seguirá numa bicicletada até a Avenida José Taveira, em Mangabeira, onde na última segunda-feira, 29, o idoso Orlando Tobias da Rocha, 73 anos, morreu atropelado por um ônibus quando seguia com sua bicicleta pela via. Ao final do protesto, uma “Ghost Bike” (bicicleta pintada de branco) será instalada no local como memorial a Seu Orlando e em protesto contra a violência sofrida pelos ciclistas no trânsito.

A página que foi criada convocando o movimento (Bicicletada Massa Crítica – Orlando Tobias), alega que situações de desrespeito são, corriqueiramente, enfrentadas pelos ciclistas de João Pessoa. “Diante desse problema notório, a gestão municipal permanece negligente e em desobediência ao que determina a lei, sem aplicar políticas públicas que proporcionem maior segurança a quem se desloca numa bicicleta”, diz a publicação. 

Os moradores e comerciantes de Mangabeira já promoveram dois protestos contra a instalação da faixa exclusiva de ônibus, que também é usada como ciclovia.

“O ciclista Orlando Tobias (73 anos) foi atropelado e morto por um motorista de ônibus que, de maneira irresponsável, desrespeitou o Código de Trânsito Brasileiro. Não podemos deixar a imprudência continuar sendo tratada como acidente. A morte de Seu Orlando poderia ter sido evitada”.

“Ghost Bike”

(Bicicleta Fantasma) – é uma bicicleta colocada no local onde um ciclista foi morto por um veículo motorizado. É ao mesmo tempo um memorial e um recado para os motoristas para compartilharem as estradas. Em geral, uma bicicleta fantasma é uma bicicleta velha pintada de branco e presa em algum objeto próximo ao local do acidente. Na maioria dos casos uma placa é presa a bicicleta com o nome do ciclista morto e a data do acidente.

 

Mais detalhes do evento podem serm obtidos na página no facebook. Clique aqui

Redação 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe