Categorias: Paraíba

Protesto por falta de água fecha BR na PB

 Os municípios de Sousa, no Sertão paraibano, a 433 km de João Pessoa, e Piancó, também no Sertão, a 398 km da Capital, que estão sem água, devem receber um reforço hídrico até outubro com a instalação de adutora e a abertura de comporta de açude para melhorar o abastecimento. Há protestos no interior por conta da falta de água e um trecho da BR-361 está fechado desde a manhã desta terça-feira (18).

 

Em Sousa, a crise hídrica se estabeleceu a partir da queda constante do volume no açude de São Gonçalo, que é o responsável pelo abastecimento da região, mas que está com apenas 7,1% da capacidade total de armazenamento, que é de 44,6 milhões de metros cúbicos (m³).

 

Segundo o diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, João Fernandes, a instalação de uma adutora, que vai captar água do Canal da Redenção, vai aliviar parte dos problemas enfrentados pela população.

 

“Tanto Aesa, como a Cagepa [Companhia de Água e Esgotos da Paraíba] estão trabalhando para que nos 40 dias, no máximo 60 dias, possamos entregar a nova adutora que vai trazer água do Canal da Redenção para reforçar o abastecimento em Sousa. Conversamos e fomos autorizados pela ANA [Agência Nacional das Águas] para utilizar a água e é o que vamos fazer”, afirmou João Fernandes.

 

Em Piancó, que enfrenta problemas sérios de abastecimento, a solução vai ser a liberação de água da barragem de Jenipapeiro, no município de Olho D’Água, para que o rio Piancó volte a ter água e amenize a situação. Desde a manhã desta terça-feira (18) que o km 78, da BR-361, em Piancó, está fechado com cerca de 1 km congestionamento. Os manifestantes protestam por conta dos problemas no abastecimento de água.

 

“É um outro esforço em conjunto. Vamos limpar o leito do rio Piancó, liberar água de Jenipapeiro para que o rio volte a ter água e possa amenizar a situação de crise. Foi a saída técnica que encontramos e estamos com equipes no local para realizar a operação”, concluiu João Fernandes.

 

Atualmente, a barragem de Jenipapeiro está com 21,7% dos cerca de 70,7 milhões de metros cúbicos de água que pode armazenar. Confira a última medição de água nos 124 açudes e barragens monitorados pela Aesa.

 



Correio

Últimas notícias

Com vitória sobre o Atlpetico-PB, Botafogo-PB e assume a vice-liderança do Paraibano

Com vitória sobre o Atlpetico-PB, por 2 x 0 em pleno Perpetão, o Botafogo (PB),…

12 de fevereiro de 2026

PF pede a Fachin suspeição de Toffoli no inquérito do Banco Master

A Polícia Federal (PF) pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, a…

12 de fevereiro de 2026

Carnaval da Paz 2026 de Campina Grande começa nesta quinta-feira com abertura da Consciência Cristã

Com sete grandes eventos, o Carnaval da Paz 2026 de Campina Grande, no Agreste da…

12 de fevereiro de 2026

Após aderir a Cícero, Pedro escancara divisão na família ‘Cunha Lima’ ao criticar gestão de Bruno em Campina: “Me preocupa”

Em entrevista ontem (11), a imprensa, o presidente estadual do PSD, ex-deputado federal Pedro Cunha…

12 de fevereiro de 2026

Homem é morto a tiros e mulher baleada em supermercado na Grande João Pessoa

Mais um crime para a polícia investigar. E umas compras que não chegaram ao fim.…

12 de fevereiro de 2026

Secretário de Cícero anuncia “maior concurso da saúde da história”, em João Pessoa

Em entrevista na noite de ontem ao programa 60 Minutos, da Rádio Arapuan FM, o…

12 de fevereiro de 2026