Promotoria de Solânea cobra de três municípios a publicação de planos de saneamento

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) recomendou a mais três municípios a publicação dos planos de saneamento básico. Com isso, o MPPB já expediu recomendações a gestores de, pelo menos, 15 cidades. O objetivo é atender ao Novo Marco Legal (Lei 14.026/2020), em vigor há mais de dois anos e que deu o prazo-limite até 31 de dezembro de 2022 para que os planos fossem elaborados.

As três recomendações foram expedidas pelo promotor de Justiça Henrique Cândido Ribeiro de Morais, da Promotoria de Solânea, aos prefeitos e secretários de Infraestrutura dos municípios de Solânea, Casserengue e Arara, onde ele tem atribuição. Elas integram o Procedimento Administrativo 060.2023.000169

O Novo Marco Legal (Lei 14.026/2020) está em vigor desde julho de 2020 e busca universalizar a oferta de saneamento e a eficiência de serviços com o manejo de resíduos sólidos, abastecimento de água, drenagem de águas pluviais, esgotamento sanitário e limpeza urbana. A meta é que até 31 de dezembro de 2033, 99% da população tenha acesso à água potável e 90% da população, à coleta e ao tratamento de esgoto.

Medidas recomendadas

De acordo com a recomendação, os municípios devem publicar seus planos de saneamento básico, além de dar publicidade aos estudos de concessão ou privatização e comunicar os dados à Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) para inclusão no Sistema Nacional de Informação em Saneamento Básico (SNIS), conforme estabelece o artigo 19 da lei 14.026/2020.

As secretarias de Infraestrutura dos três municípios também foram oficiadas a prestarem informações sobre o cumprimento desse artigo, remetendo à Promotoria de Justiça, no prazo de 30 dias, cópia do plano de saneamento básico, com indicação dos recursos utilizados para a garantia do seu controle e da sua publicidade, além do esclarecimento a respeito da efetiva comunicação desses dados à ANA.

Em caso de descumprimento da recomendação, da falta de resposta ou da resposta considerada inconsistente, o órgão do Ministério Público adotará as medidas cabíveis.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Presidente Nacional do PSB se reúne com João Azevêdo e discute atuação da sigla visando 2026: “Ampliar nossa capacidade”

O presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, usou seu perfil numa rede social para registra…

11 de dezembro de 2025

Cícero evita comentar possibilidade de Pedro Cunha Lima ocupar vaga de vice-governador nas eleições 2026

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), voltou a evitar falar diretamente sobre a…

11 de dezembro de 2025

“Eu tomarei a decisão”, diz Lula sobre PL da Dosimetria, que reduz pena de Bolsonaro, quando texto chegar ao Executivo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (11) que só decidirá se…

11 de dezembro de 2025

Em clássico, Fluminense e Vasco travam 1ª jogo da semifinal pela Copa do Brasil

Será um clássico carioca de “tirar o fôlego”. Uma das maiores rivalidades do futebol brasileiro…

11 de dezembro de 2025

Presidente do PT da PB faz convocação para atos contra redução de penas do 8 de Janeiro

A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, anunciou nesta…

11 de dezembro de 2025

TCE-PB aprova contas de 2024 do governador João Azevedo

Em sessão extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (11), o Pleno do Tribunal de Contas…

11 de dezembro de 2025