A Paraíba o tempo todo  |

Promotor do Gaeco critica projeto do TJ sobre presídios; juíza reage e defende iniciativa

O promotor do Gaeco, do Ministério Público da Paraíba, Otávio Paulo Neto, fez críticas ao projeto do Tribunal de Justiça da Paraíba que tem como objetivo reduzir a superlotação nas unidades prisionais do Estado.

Segundo o promotor, embora a iniciativa seja “bem-vinda”, ela desconsidera um problema grave: o domínio das facções criminosas dentro dos presídios. “As unidades prisionais da Paraíba são controladas pelo crime organizado, que utiliza o sistema para expandir redes de tráfico, extorsão e corrupção”, afirmou.

As declarações geraram forte reação no Judiciário. A juíza auxiliar Aparecida Gadelha saiu em defesa do projeto, ressaltando que ele segue orientação do Supremo Tribunal Federal (STF) e busca humanizar o sistema prisional.

“É preciso racionalidade no debate. O projeto tem bases sólidas e atende a um processo de reestruturação voltado à dignidade humana, sem ignorar os desafios do sistema”, rebateu a magistrada.

O embate evidencia a divergência entre Ministério Público e Judiciário sobre os caminhos para enfrentar a crise penitenciária no Estado.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe