Projeto em pauta: Pessoas com vulnerabilidade podem ter gratuidade na 2ª via do RG na PB

PUBLICIDADE

Assegurar a identificação civil do cidadão, sua dignidade e acesso a serviços públicos essenciais são preocupações constantes da Defensoria Pública. Dessa forma, a Defensoria Pública do Estado da Paraíba decidiu propor ao Poder Executivo um Projeto de Lei (PL) que assegure a isenção de taxa de emissão da segunda via da carteira de identidade (RG) a pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A minuta do projeto foi entregue na última quinta-feira (22) pelo defensor público-geral, Ricardo Barros, e pelo coordenador do Núcleo de Atendimento da DPE em Campina Grande, Lucas Soares, ao secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Tibério Limeira.

O DPG lembra que a Defensoria Pública celebrou recentemente um Termo de Cooperação junto à Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) para consultar registros de nascimento em todos os estados da federação de forma célere e gratuita. “Contudo, a medida não é capaz de regularizar crescente demanda de pessoas que procuram a instituição para emitir a 2ª via da carteira de identidade, uma vez que possuímos apenas acesso a consultas, e não a emissões desses documentos”, explica.

Paralelo a isso, também houve provocação formal direcionada à Defensoria em audiência pública ocorrida na Câmara Municipal de Campina Grande, quando foi tratado do tema de registros civis de pessoas em situação de rua.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Campina, a mesma demanda foi levada à Defensoria por servidores da Casa da Cidadania de Campina Grande, em especial, pela direção do órgão. “Na ocasião, nos foi informado ser constante a realização de rateio financeiro entre os próprios servidores para pagar a taxa referente à emissão da 2ª via do RG de pessoas em situação de extrema miserabilidade”, relata Lucas Soares.

Atualmente, o valor da 2ª via do RG no Estado da Paraíba custa R$ 25. Caso seja necessário mudar estado civil ou alguma outra informação, o valor a ser desembolsado pelo cidadão passa a ser de R$ 31,25. “Embora não seja um valor alto para boa parte da população, tem-se como elevado para aqueles que se encontram em graves situações de vulnerabilidade”, pontua Lucas.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para tendas familiares no Réveillon da orla

A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…

13 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de baixa umidade para 124 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…

13 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

13 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

13 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

13 de dezembro de 2025

Superintendente-executivo dos Correios admite dificuldade para pagar 13º salário e folha de dezembro

Na última quinta-feira (11) o superintendente-executivo de Gestão de Pessoas dos Correios, Alexandre Martins Vidor,…

13 de dezembro de 2025