Categorias: Paraíba

Projeto de Romero beneficia milhões

PUBLICIDADE

Medicamento excepcional: Romero apresenta projeto de lei que beneficiará milhões de brasileiros

O deputado federal Romero Rodrigues (PSDB) apresentou o projeto de lei nº 1204 que estabelece a obrigatoriedade dos Núcleos de Saúde beneficiários do SUS de publicarem relação dos medicamentos de uso contínuo disponibilizados nos Cedmex. A divulgação deverá ser feita através dos portais oficiais na Internet do Governo Federal, Ministério da Saúde, e governos estaduais, contemplando a relação dos medicamentos existentes.

O projeto ainda determina que os portais informem a relação dos medicamentos em falta e a sua previsão de chegada. Além disso, os referidos portais terão que disponibilizar um canal que permita o contato do usuário, para informações, sugestões e reclamações.

O deputado Romero Rodrigues afirmou que o objetivo maior do projeto é facilitar o cotidiano das pessoas que necessitam de medicamentos excepcionais. “Há casos de dificuldade de deslocamento dos doentes, às vezes grandes distâncias precisam ser percorridas e a incerteza do recebimento, sendo importante a publicação nos canais do Governo Federal e Estaduais para facilitar a vida dessas pessoas. A falta do remédio pode levar a óbito. Com a nossa proposta, queremos facilitar a vida destas pessoas que já enfrentam dificuldades em busca de sobrevivência”, explicou o parlamentar.

Romero ainda destacou que existem situações de transplantados e síndromes que passam por enormes dificuldades. “A medicação é cara e o Estado precisa atender a quem mais precisa dela, que em muitos casos são doentes crônicos e transplantados, que dependem do remédio para viver e não podem pagar por ele. Os usuários do SUS portadores de doenças de maior complexidade assistencial devem ser beneficiados com o novo serviço oferecido. É preciso ter sensibilidade com os cidadãos, que precisam de respeito”, explicou o deputado.

Transparência

Outro ponto positivo destacado pelo deputado Romero Rodrigues diz respeito à fiscalização por parte dos órgãos competentes. “A publicação da relação dos medicamentos nos sites governamentais vai permitir também a fiscalização, seja do Ministério Público, Curadoria da Saúde ou a própria sociedade. Dessa forma, ficará mais fácil acompanhar a aplicação dos recursos públicos destinados para a compra desses medicamentos. Teremos mais um instrumento de transparência para a gestão pública”, concluiu.
 

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tarifa de ônibus em João Pessoa terá reajuste de R$ 0,25 a partir de domingo

A partir do próximo domingo (25), a passagem dos ônibus convencionais em João Pessoa passará…

23 de janeiro de 2026

Veneziano celebra possível filiação de Hervázio e Leo ao MDB, mas pontua: “As decisões precisam ser coletivizadas”

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), presidente estadual da legenda na Paraíba, comentou sobre…

23 de janeiro de 2026

Hospital Metropolitano abre apuração após denúncia sobre possível troca de corpos

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em João Pessoa, informou nesta sexta-feira (23) que…

23 de janeiro de 2026

Duas pessoas são presas acusadas de tráfico de drogas durante operação no Agreste paraibano

A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE), da 12ª Delegacia…

23 de janeiro de 2026

Walber Virgolino e Edvaldo Neto entram na disputa pelo apoio de Ricardo Barbosa para eleições suplementares em Cabedelo

Após a desistência do ex-deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) da disputa pelas eleições suplementares em…

23 de janeiro de 2026

Justiça atende MPPB e determina suspensão de mutirões oftalmológicos em hospital de Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) requereu e o Juízo da Vara da Fazenda Pública…

23 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464