A Paraíba o tempo todo  |

Projeto de Ricardo Coutinho prevê nova demarcação municipal

O Governo do Estado encaminho à Assembleia Legislativa(ALPB) um Projeto de Lei (1944/18) que propõe uma modernização das divisões intermunicipais. Com isso, os 223 municípios paraibanos poderão ter uma nova demarcação depois de quase 70 anos, caso os deputados aprovem a sugestão feita pelo governador Ricardo Coutinho (PSB).

Em Mensagem enviada à ALPB, o governador destacou que a última consolidação legal a respeito dos territórios municipais no Estado da Paraíba ocorreu através da Lei 318 de 1949, e que devido à precariedade dos recursos técnicos disponíveis à época, utilizou-se de referências geográficas imprecisas e, em algumas vezes, incorretas. Ademais, outro fator relevante é que – após quase 70 anos da programação da Lei 318/1949 – muitas das referências geográficas não mais existem ou não concordam com os elementos da paisagem atual.

Crescimento. O governador lembra ainda que em 1949 existiam 41 municípios no Estado e atualmente são 223. Ele explicou que muitos desses foram criados por Leis que definiam seus limites sobre as mesmas referências geográficas imprecisas ou falhas da Lei 318/49 e quase sempre com redações descritivas sem padrão do ponto de vista da técnica legislativa e de grande dificuldade da interpretação.

“Nesse sentido, resta claro que as frágeis e, muitas vezes, confusas leis que definem os limites dos municípios paraibanos, provoca certa insegurança jurídica, dificultando ações censitárias realizadas pelo IBGE”, destacou.

Redação

Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe