Projeto da Polícia Militar da Paraíba é destaque no Fórum Brasileiro de Segurança Pública

PUBLICIDADE

As boas práticas da Polícia Militar da Paraíba na prevenção e no enfrentamento dos crimes contra as mulheres no âmbito da violência doméstica foram destaque, mais uma vez, no Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). O Projeto “Polícia Parceira das Mulheres”, desenvolvido pela corporação desde 2022, foi apresentado, nessa quinta-feira (29), na 17ª edição do Fórum.

Em videoconferência, a capitã da PMPB Gabriela Jácome apresentou o projeto responsável por capacitar e qualificar o atendimento dos policiais militares, durante ocorrência de crimes no âmbito da violência doméstica. “Esse projeto chamado de ‘Polícia Parceira das Mulheres’ ocorre de forma itinerante, instruindo e fortalecendo a atuação do policial militar no atendimento de mulheres em situação de violência, orientando-os sobre a rede especializada de atendimento às mulheres e a atuação do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha. A capacitação já aconteceu em diversas unidades do estado, como na região metropolitana de João Pessoa e do Brejo, alcançando cerca de 300 policiais”, informou a capitã.

De acordo com a policial, cerca de sete unidades operacionais como Batalhões, Companhias Independentes e unidades especializadas receberam a capacitação. “Começamos no 1º Batalhão, unidade mais antiga de João Pessoa, e que concentra as demandas na zona norte da Capital. A partir daí, agrupamos o efetivo do Batalhão em quatro turmas, cada uma com cerca de 25 policiais da Radiopatrulha e Força Tática, instruindo-os sobre a temática”, detalhou a capitã. O Projeto “Polícia Parceira das Mulheres” conta ainda com a participação da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, e sua operacionalização é feita a partir da solicitação do comandante de Unidade da PM à coordenação do Projeto, tendo a participação dos policiais publicada em sua ficha pessoal pelo Centro de Educação.

“O apoio dos comandantes das unidades operacionais e gestores da corporação tem sido fundamental para o alcance dessa prática, que só veio a fortalecer o atendimento da PMPB às mais diversas ocorrências no âmbito da violência doméstica, o resultado disso é a proteção efetiva das mulheres e das famílias que tanto precisam”, revelou a policial.

Referência nacional

A Paraíba já é reconhecida nacionalmente pela prática da proteção à mulher em situação de violência. As ações foram fortalecidas com a criação, pelo Governo, do Programa Integrado Patrulha Maria da Penha (PIPMP), que articula diversos entes governamentais. No FBSP, este já é o segundo ano consecutivo que a Paraíba é apresentada em nível nacional tornando-se referência para estudiosos, especialistas no tema, e profissionais de segurança pública. Em 2022, a Patrulha Maria da Penha recebeu o Selo de Práticas Inovadoras do Fórum.

Números

De acordo com dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace), da Secretaria da Segurança e Defesa Social (Sesds), no período de janeiro a maio deste ano, a Paraíba reduziu 24% o número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) contra vítimas do sexo feminino, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 25 casos registrados contra 33. Já os feminicídios apresentaram uma redução de 7%.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Ateliê Multicultural sofre 4º arrombamento em menos de um mês no Centro Histórico

O artista Elioenai Gomes, conhecido como Nai, denunciou que seu Ateliê Multicultural, localizado no Centro…

4 de janeiro de 2026

Mais de cem produtos vencidos são apreendidos em supermercado de CG

O Procon de Campina Grande apreendeu na última sexta-feira (02), um total de 108 produtos…

4 de janeiro de 2026

Efraim Filho admite possibilidade de acordo com Cícero em eventual 2º turno: “Se o compromisso for recíproco”

O senador Efraim Filho promoveu nesse sábado (03), em Cabedelo, uma confraternização com aliados políticos…

4 de janeiro de 2026

Adolescente de 16 anos é morta dentro de casa em João Pessoa

Uma adolescente de 16 anos foi morta a tiros dentro da própria residência, localizada no…

4 de janeiro de 2026

João Azevêdo condena ataques à Venezuela e defende a soberania e a paz: “A força nunca vai substituir a diplomacia”

O governador da Paraíba, João Azevêdo, se pronunciou neste sábado (03) sobre os ataques realizados…

4 de janeiro de 2026

Adriano Galdino critica ação militar dos EUA na Venezuela e alerta para risco ao Direito Internacional

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), manifestou preocupação com…

4 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464