Programa Tá na Mesa contempla habitantes de Mulungu e Juarez Távora

PUBLICIDADE

As populações de mais duas cidades – Mulungu e Juarez Távora passaram a contar com o Programa Tá na Mesa, que fornecerá diariamente, a partir desta terça-feira (24), 200 refeições ao preço de R$ 1,00, de segunda a sexta-feira. Os municípios integram a fase de ampliação do programa, que está contemplando 13 cidades com até 10 mil habitantes. No próximo sábado (28), o programa deverá ser implantado na cidade de Juru.

Foto: Secom

Telma Virgínia da Silva Custódio, coordenadora Estadual do Programa Tá na Mesa, gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), lembra que o formato do Tá na Mesa foi pensado a partir das necessidades surgidas com a pandemia e a constatação de que apenas a distribuição de cestas básicas não supria. “Iniciado em junho de 2021, o Programa foi implantado inicialmente em 83 municípios, criado em caráter emergencial com o objetivo de promover assistência alimentar aos segmentos mais vulneráveis da população. O Tá na Mesa atende aos municípios que não possuem Restaurante Popular, e atualmente é responsável pelo fornecimento de 25.700 refeições diárias. Um investimento do tesouro estadual que tem mudado a vida dos beneficiários do programa e dos pequenos empresários dos municípios contemplados que fornecem as refeições”, ressaltou a coordenadora.

Maria de Lourdes de Souza Arruda, viúva, residente no município de Mulungu, comemorou a chegada do Tá na Mesa em sua cidade: “Esse projeto é de importância muito grande, aqui estava precisando, tem muita gente necessitada. E pelo preço, com um real hoje não se compra nada, mas se almoça no Tá na Mesa. Damos graças a Deus e ao governador João Azevêdo”.

Foto: Secom

O deputado estadual Hervázio Bezerra agradeceu ao governador João Azevêdo, a quem ele definiu como o maior articulador, pensador dessa ação extremamente social para o povo da Paraíba. “Muitos dos que não precisam não dão o valor, mas sabemos que é importante para as famílias que aqui estão para pegar uma comida. Enquanto perdurar o Governo João Azevêdo, esse programa tende a crescer. É uma ação muito importante, vocês que estão aqui sabem”, afirmou.

A ex-prefeita da cidade e gerente regional do Desenvolvimento Humano da 2ª Região, Joana Darc Bandeira, falou sobre a importância do programa. “Tem uma importância muito grande. Mulungu é um município que não chega a 10 mil habitantes, mas de uma extensão territorial de 192 quilômetros quadrados, muito maior que Guarabira, com mais de 30 localidades rurais. E havia uma necessidade há bastante tempo, principalmente com início da pandemia, quando várias pessoas tiveram de paralisar suas atividades, e precisávamos de ter um programa voltado para vulnerabilidade social alimentar. Estamos felizes, a população está adquirindo sua quentinha para ter uma refeição digna e de qualidade”, destacou.

Foto: Secom

Ampliação do Programa Tá na Mesa – Por meio de Projeto de Lei enviado e aprovado pela Assembleia Legislativa, o Programa Tá na Mesa foi ampliado para municípios com população acima de oito mil habitantes. O projeto aprovado teve o objetivo de garantir segurança alimentar, fomento às economias locais, e contempla mais 13 municípios do estado.

O Tá na Mesa irá distribuir 200 refeições nos municípios que têm população entre 8 até 10 mil habitantes; 250 almoços diários nas cidades que possuem entre 10 e 20 mil habitantes; e 400 refeições em municípios acima de 20 mil habitantes, assegurando o fornecimento de 565.400 almoços por mês.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraíba inicia semana com alerta de chuvas e ventos fortes para 156 municípios de todas as regiões

Neste domingo (28), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas…

28 de abril de 2024

Colombianos são detidos por suspeita de extorsão e agressão em João Pessoa

Dois colombianos foram presos nesse sábado (27) sob suspeita de extorsão, ameaças e agressão a…

28 de abril de 2024

PM age rápido e prende grupo criminoso acusado de assaltos em CG e região

A Polícia Militar frustrou um grupo criminoso que estava agindo em Campina Grande e região,…

28 de abril de 2024

Sousa e Iguatu empatam sem gols na estreia da Série D do Brasileiro

Na tarde deste domingo (28), no Estádio Marizão, no Sertão paraibano, Sousa e Iguatu se…

28 de abril de 2024

57 postos de JP são notificados e terão que explicar aumento no preço do litro da gasolina

O Procon-JP notificou 57 postos de combustíveis de João Pessoa para que expliquem o aumento…

28 de abril de 2024

Jovem é morto a tiros no meio da rua, no Sertão paraibano

No início da tarde deste domingo (28), um jovem foi assassinado a tiros no bairro…

28 de abril de 2024