Categorias: Paraíba

Professor da UFPB faz análise sobre discurso de Cássio e Vené

PUBLICIDADE

 O professor aposentado da Universidade Federal da Paraíba, Jonatas Frazão, fez uma análise sobre o discurso do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e do ex-prefeito de Campina Grande  Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), ambos a respeito das eleições para governador.

Ainda de acordo com Frazão, também poderá haver uma armadilha em 2014 para outra ‘raposa política’ da Paraiba.

Confira o texto na íntegra:

 

Cássio e Veneziano: dois líderes e um mesmo discurso

(Professor Jônatas Frazão)

 

A liderança política de qualquer cidadão é mensurada por duas realidades: mandato e carisma popular. Cássio, hoje, tem mandato e carisma. Veneziano, apenas o carisma. Para efeitos de comentário, vamos excluir o item ‘mandato’, até para que eu não seja crucificado por não incluir nesta análise o atual governador Ricardo Coutinho, que é uma liderança, hoje, pelo mandato que exerce, mas que de carisma deixa a desejar.

 

Cássio e Veneziano são dois homens públicos competentes e de extrema inteligência, isso ninguém pode negar. Ambos tem experiência administrativa, sensibilidade política e capacidade de enxergar bem à frente, aonde olhos de outros não conseguem alcançar.

 

Esta semana, Veneziano foi ao sertão do estado e, pelas entrevistas que concedeu e pela repercussão nas redes sociais e sites de notícias, tem uma opinião bem formada sobre as notícias das recentes adesões de prefeitos ao projeto político de reeleição do atual governador, Ricardo Coutinho.

 

Veneziano disse que a adesão de prefeitos é importante, mas não garante a vitória numa eleição. Segundo ele, a história mostra que vários candidatos, num passado recente da Paraíba, foram às urnas com apoio maciço da esmagadora maioria dos prefeitos e não lograram êxito. “Olha, contabilizar prefeitos adesistas é importante, mas não é fundamental e decisivo”, disse Veneziano.

 

Com esta afirmação, Veneziano não apenas marcou posição firme em relação a um assunto que poderia estar lhe tirando o sono, como desqualificou o discurso e a estratégia de seu concorrente direto, Ricardo Coutinho.

 

Dois dias depois foi a vez de Cássio comentar o assunto. Em entrevista, ele veio exatamente com o mesmo discurso de Veneziano. “O prefeito é importante no processo eleitoral, mas não garante a eleição. Quem decide eleição é o povo. Tanto faz ser senador, governador ou presidente da república. Não tem matemática, não tem regra. O que vale mesmo é a decisão livre e independente de cada eleitor, a soberania do voto”.

 

Cássio foi mais além em sua também estratégia de desconstruir o discurso de Ricardo Coutinho e lembrou que seu pai, Ronaldo Cunha Lima, quando disputou sua primeira eleição, tinha o apoio de apenas seis dos então 151 municípios paraibanos da época. “Eu também, em 2002, tinha o apoio de poucos prefeitos”.

 

É bom lembrar que na eleição passada o então candidato do PMDB José Maranhão chegou a contabilizar o apoio, no primeiro turno, de nada mais nada menos que 194, dos 223 prefeitos paraibanos. E deu no que deu.

 

Se continuar com essa estratégia de tentar criar cenário positivo com o anúncio de adesão de prefeitos, muitos deles, inclusive, da sua própria base aliada, como é o caso de prefeitos do PDT, PSD, DEM e outros partidos, Ricardo Coutinho poderá cair na armadilha da qual ele próprio se beneficiou em 2010.

 

*professor aposentado da UFPB. Este comentário também está publicado no meu Facebook

 

Redação PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Correios preveem fechar mil agências e 15 mil demissões voluntárias

Com o objetivo de reduzir os déficits registrados desde 2022, os Correios divulgaram nesta segunda-feira…

29 de dezembro de 2025

Lucas minimiza suposta chateação de Veneziano com foto da base governista ao lado de Lula

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato do grupo governista, Lucas Ribeiro (PP), minimizou nesta segunda-feira…

29 de dezembro de 2025

Reaproximação do União Brasil com o Governo Lula amplia chance de apoio ao projeto de Lucas Ribeiro na Paraíba

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato do grupo governista, Lucas Ribeiro (PP), afirmou nesta segunda-feira…

29 de dezembro de 2025

Nabor Wanderley prega cautela após apoio de Felipe Leitão a Cícero Lucena e diz: “O diálogo precisa ser permanente”

O prefeito de Patos e pré-candidato ao Senado Federal em 2026, Nabor Wanderley (Republicanos), adotou…

29 de dezembro de 2025

Prazo para sacar abono salarial acaba hoje

Quem trabalhou com carteira assinada em 2023 ganhando até dois salários mínimos deve ficar atento. Acaba…

29 de dezembro de 2025

Divulgado resultado do concurso da Prefeitura de Mataraca; confira aprovados

Foi divulgado nesta segunda-feira (29), o resultado final do concurso público para Prefeitura Municipal de…

29 de dezembro de 2025