Categorias: Paraíba

Procon regulamenta passeios náuticos

PUBLICIDADE

Os passeios náuticos estão regulamentados em João Pessoa. Durante reunião nesta quarta-feira (15), na sede do Procon municipal, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê a formalização das empresas que promovem esse tipo de passeio, evitando a exploração desordenada da área e degradação ambiental.

Além do compromisso de legalizar a atividade, os empresários e proprietários de barcos presentes concordaram com a maioria dos termos do TAC, com exceção da limitação da quantidade de visitantes em Picãozinho, que a princípio estava previsto para ser de 242 turistas por dia.

 

Segundo o secretário de Turismo da Capital, Elzário Pereira, o número está baseado em um estudo de impacto ambiental realizado pelo Programa de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Prodema/UFPB) e só pode ser alterado após análise dos órgãos ambientais competentes. “Por enquanto, o número de visitantes não ficou definido, já que não houve consenso por parte dos órgãos municipais envolvidos nem dos empresários presentes. Mesmo assim, já avançamos muito”, comemora Elzário Pereira.

 

O secretário destacou a importância desse acordo para o fortalecimento do turismo na Capital. “Estamos saindo na frente regulamentando essa atividade. Não podemos deixar que aconteça uma coisa ruim para tomarmos as providências, por isso a assinatura desse TAC é tão importante”, ressalta.

 

O TAC prevê, entre outras coisas, a forma de comercialização com a emissão de voucher para os passeios, além de informações sobre a empresa, dados sobre o cliente, a proibição de alimentar os peixes e do pisoteio sobre o ambiente recifal, a instalação de recipientes de coleta de lixo nas embarcações e de placas educativas, limitação de uso de equipamentos de apoio ao mergulho e a proibição de comercialização de artefatos produzidos com organismos marinhos.

 

Estiveram presentes na reunião: O coordenador do Procon-JP, Watteau Rodrigues; Elzário Pereira, Secretário de Turismo; Sandro Targino, Procurador Geral do Município; Leonardo Guedes, da Associação dos Proprietários de Embarcações Turísticas (APETEP), além de representantes da Capitania dos Portos, Gerência Regional do Patrimônio da União (GRPU), Secretaria de Meio Ambiente e Sedurb.

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Enivaldo Ribeiro diz que destituição de Mersinho do PP em Cabedelo é reação à “ingratidão”

O presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, fez duras declarações ao comentar a…

22 de janeiro de 2026

Campinense e Treze entram em campo para enfrentar clubes sertanejos em busca da liderança do Paraibano

A 2ª rodada do Campeonato Paraibano será finalizada nesta quinta-feira, com os “Maiorais” em campo.…

22 de janeiro de 2026

Forró Verão deste sábado apresenta Walkyria Santos, Nando Cordel e Cavaleiros do Forró

O Festival Forró Verão deste sábado (24) mantém o ritmo nordestino em alta nas areias…

22 de janeiro de 2026

Ministra Margareth Menezes visita PB e autoriza construção de sete Centros de Artes e Esportes no estado

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, estará em João Pessoa nesta sexta-feira (23), para o…

22 de janeiro de 2026

Ruy defende mais recursos para a assistência social durante evento na Paraíba

O parlamentar segue avançando na luta pela "PEC do 1% O presidente da Comissão de…

22 de janeiro de 2026

Centro Histórico de JP pode receber hotel do grupo Vila Galé

epresentantes da empresa estiveram reunidos com o governador João Azevêdo nesta quinta-feira. O governador João…

22 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464