Categorias: Paraíba

Procon realiza mais de 1.700 atendimentos

PUBLICIDADE

Nos dois primeiros meses de 2013 o Procon de João Pessoa (Procon-JP) recebeu 1.758 denúncias no Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) na sede do órgão. No atendimento preliminar, cujo setor tem linha direta com a empresa reclamada, foram 910 assistências, com cerca de 75% dos problemas resolvidos em poucas horas. Os casos de abertura direta de reclamação, que geraram processo, foram 848 nestes dois meses. Nestes casos, o tempo de resolução fica em torno de dois meses.

A campeã de reclamações é a operadora de telefonia OI, com 321 denúncias, seguida de bancos, 176, e Energisa, com 121. As outras empresas reclamadas são Sky, NET, CCE, Claro, Samsung, Nokia, supermercados, Cagepa, lojas de eletrodomésticos e móveis. O Procon-JP atende diariamente na sede do órgão das 8h00 às 18h00, e pelos telefones 3214-2040 e 0800- 832015.

Fiscalização – O setor de Fiscalização do Procon-JP realizou no mês de janeiro a Operação Verão durante duas semanas em bares e restaurantes, lanchonetes e boates da orla pessoense para averiguar se os estabelecimentos estão funcionando conforme manda o Código de Defesa do Consumidor. Dos 104 estabelecimentos visitados, 55 foram notificados e em 48 ocorreram diligências fiscais. Apenas em um foi lavrado auto de infração.

Os fiscais do órgão realizaram, ainda, nestes dois primeiros meses do ano, 308 procedimentos, com 241 notificações e 67 autos de infração. A fiscalização atuou em bancos e financeiras (38), lojas (48), supermercados (2), postos de combustíveis (21), planos de saúde (5), escolas e universidades (14), diligências fiscais (61) notificações por AR (52), Autos de infração (67).

Pesquisas – Durante os dois primeiros meses deste ano, o setor de pesquisas do Procon-JP realizou 11 levantamentos de preços em vários estabelecimentos comerciais, coletando e comparando valores de produtos diversificados, para manter o consumidor informado e oferecendo opções de compra e economia.

Foram realizadas seis pesquisas de preços para combustíveis (postos); uma de material escolar (livrarias), uma de artigos carnavalescos (lojas), uma de bebidas (supermercados), uma hortifrutigranjeiros (supermercados) e uma de pescado (supermercados e mercados de peixe).

Mutirões e treinamento – O setor jurídico do Procon-JP está realizando mutirões para colocar em dia mais de três mil processos que estavam atrasados no órgão, além de realizar audiências diárias com reclamações que geraram processos.

O órgão também está formatando projetos de cursos de capacitação e treinamentos com servidores de todos os departamentos. O primeiro será realizado no início de março com os estagiários do setor de atendimento ao consumidor (SAC).
 

 

Secom

Últimas notícias

Veneziano cumpre agenda no Sertão com reunião em Paulista e evento festivo em Bom Sucesso

O Senador e pré-candidato à reeleição Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) esteve neste sábado (21)…

22 de fevereiro de 2026

Dez pessoas são resgatadas após embarcação ficar à deriva na praia de Lucena

Dez pessoas passaram por momentos de sufoco na tarde deste sábado (21), no Litoral Norte…

22 de fevereiro de 2026

Após quase 30 anos de acidente aéreo, corpos dos cinco ‘Mamonas Assassinas’ serão exumados

Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…

22 de fevereiro de 2026

Mesmo com derrota para Botafogo, Treze só depende de suas forças para avançar para as semifinais do Paraibano

Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze não faz a…

22 de fevereiro de 2026

Segunda noite de desfile de ala ursas encerra Carnaval Tradição neste domingo

Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa terminam na noite deste domingo (22) com…

22 de fevereiro de 2026

Última rodada do Paraibano define quatro clubes classificados para semifinais e sacramenta rebaixamento de dois

A rodada mais emocionante do Campeonato Paraibano 2026 será disputada neste domingo (22), e com…

22 de fevereiro de 2026